DESVENDANDO O PASSADO: AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS NA REALIZAÇÃO DE UMA NARRATIVA HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.617Keywords:
Preservação Histórica, Avaliação de Autenticidade, Tecnologia de Digitalização, Narrativa Histórica, Operação HistoriográficaAbstract
A pesquisa em Educação Matemática enfrenta desafios na era da digitalização. O tema central é a autenticidade e ética no uso de documentos digitalizados. Como garantir que sejam genuínos e utilizados responsavelmente? O objetivo é estabelecer diretrizes éticas e métodos de avaliação sólidos. Utilizamos uma metodologia abrangente com ferramentas de autenticação e colaboração interdisciplinar, enfatizando transparência, privacidade e direitos autorais. Concluímos que uma abordagem ética e legal é crucial, preservando a autenticidade e promovendo o conhecimento confiável. Esperamos que essas diretrizes beneficiem pesquisadores, enriquecendo a história da Educação Matemática.
References
ARELLANO, M. A. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p. 15–27, 2004. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1043. Acesso em: 30 set. 2023.
CAETANO, C. F. O contributo das bibliotecas públicas portuguesas para as humanidades digitais. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação). Universidade de Coimbra, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Coimbra - Portugal, 2017. Disponível em: http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/ServProf/ProducaoCientificaNacional/SiteAssets/Paginas/defaultPCN/Tese%20_Mestrado_OContributodasBibliotecasPblicasparaasHumanidadesDigitais_CristinaCaetano.pdf. Acesso em: 30 set. 2023.
DOMINGUES, J. M. Autenticidade dos arquivos digitais nas pesquisas históricas da educação matemática. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 16–31, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/78. Acesso em: 30 set. 2023.
DOMINGUES, J. M.; DOMINGUES, D. Arquivologia e História da Educação Matemática: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2022. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482. Acesso em: 30 set. 2023.
GUERREIRO, D.; BORBINHA, J. Humanidades Digitais: novos desafios e oportunidades. Revista Internacional del Libro, Digitalización y Bibliotecas, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: http://ijbes.cgpublisher.com/. Acesso em: 30 set. 2023.
LUZ, C.; FLORES, D. Cadeia de custódia e de preservação: autenticidade nas plataformas de gestão e preservação de documentos arquivístico. In: Seminário serviços de informação em museus, 4., 2016, São Paulo. Anais. São Paulo, 2016. Disponível em: http://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/publicacoes/index.php/sim/article/view/105/110. Acesso em: 30 set. 2023.
MOREIRA, A. et al. Digitalização de manuscritos históricos: a experiência da Casa Setecentista de Mariana. Ciência da Informação, v. 36, n. 3, p. 89–98, set. 2007. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1169. Acesso em: 30 set. 2023.
PENA, M.; SILVA, A. A digitalização de documentos históricos e a gestão eletrônica de documentos para disponibilização on-line. Revista Saber Digital, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 80–96, 2021. Disponível em: https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/1032. Acesso em: 30 set. 2023.
SANTOS R.; BRENNAND, E. Documentos digitais e direitos autorais: reflexões na Biblioteca Digital Paulo Freire. Ponto de Acesso, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 65–83, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13421. Acesso em: 30 set. 2023.
SILVA, H. et al.. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 28–36, jan. 2005. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ci/a/R75CxrQRQsGM8fyGCwgjZKD/#. Acesso em: 30 set. 2023.
SILVA, E. A.; ROCHA, A. Análise forense de documentos digitais: além da visão humana. Saúde Ética & Justiça, v. 16, n. 1, p. 9-17, 2011. DOI: 10.11606/issn.2317-2770.v16i1p9-17. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/45773. Acesso em: 30 set. 2023.
SILVEIRA, P. T. As fontes digitais no universo das imagens técnicas: crítica documental, novas mídias e o estatuto das fontes históricas digitais. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 270–296, 2016. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n17p270. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/20595. Acesso em: 30 set. 2023.
VALENTE, W. R.. Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/RBSQ65jHBPBpZj4jbtRxf9S/?lang=pt#. Acesso em: 30 set. 2023.
WOLOSZYN, M.; GONÇALVES, B. S. Fatores de aplicação da tipografia em publicações digitais: um estudo prospectivo com profissionais da área. In: Anais do 8º Congresso Internacional de Design da Informação, São Paulo: Blucher, 2018.