A MIDIATIZAÇÃO DA CULTURA

Autores

  • Andreas Hepp Universität Bremen
  • Breno Rodrigo de Oliveira Alencar Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará https://orcid.org/0000-0002-1834-4456
  • Rayza Carolina Rosa dos Santos Instituto Federal do Pará
  • Tailson Rodrigues de Lima Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.699

Palavras-chave:

Mídia, Midiatização, Cultura, Lógica de mídia

Resumo

Este artigo explora o conceito de midiatização da cultura a partir da revisão e análise das teorias da mídia. Através dele argumento que as abordagens existentes esclarecem aspectos importantes da cultura dos meios de comunicação, embora sejam incapazes de fornecer uma base adequada para pesquisas teórica e empiricamente fundamentadas sobre as relações entre mídia e sociedade. Com o objetivo de contribuir para a construção de uma perspectiva teórico-metodológica que permita compreender a crescente onipresença e as forças de moldagem da comunicação, faço uma distinção mais precisa entre o conceito de mediação e midiatização afastando desde último as questões que envolvem a(s) lógica(s) da mídia e reconhecendo seu caráter de metaprocesso.

Biografia do Autor

Andreas Hepp, Universität Bremen

Pós-doutor em mídia e comunicação e diretor do Centro de Pesquisa em Mídia, Comunicação e Informação, Universidade de Bremen, Alemanha.

Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Professor do Instituto Federal do Pará, Campus Belém. Possui doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (2019), mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (2011) e Graduação em Ciências Sociais com concentração na área de Antropologia pela mesma universidade (2008). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC), Presidente do Comitê Científico Local do IFPA/Campus Belém (gestão 2022-2024) vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP) da mesma instituição, membro do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções (CORPOSTRANS) com sede na Universidade Federal do Piauí, do Grupo de Pesquisa em Antropologia na Educação Básica e do Conselho Editorial do IFPA. Coordenou os projetos de pesquisa "Educação, cibercultura e mediatização do conhecimento" (2020-2021), "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino" (2021-2022) e "O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil" (2022-2023) todos com financiamento do CNPq e/ou FAPESPA. Atualmente coordena os projetos de pesquisa "Gênero e poder no ciberespaço", com financiamento do CNPq, e "Ciberespaço e populismo digital" e "Parentesco, política e redes sociais" com financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPA, e o Projeto de Extensão "Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura" (LABTEC). Em sua carreira também já exerceu a função de chefe da Seção de Ciências Humanas (IFPA/Campus Belém, Portaria 2606/2019/GAB), Etnógrafo junto ao Museu Paraense Emílio Goeldi onde atuou como servidor efetivo (2011-2014) e foi Professor Licenciado Pleno de Ciências Sociais da Secretaria de Estado de Educação do Pará (2009-2011) e da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Prof. "Eidorfe Moreira" (2009-2014), onde atuou como Pesquisador e Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso na área da Educação Ambiental. Entre seus cargos destaca o papel de Fundador e Diretor Executivo da Associação de Professores e Técnicos da Fundação Escola Bosque - APTFEB (2011-2013), Assessor da Direção Geral do IFPA/Campus Belém (2014-2015) e Diretor Geral Pró-Tempore do IFPA/Campus Belém (2015). Em 2021 foi eleito Representante da categoria docente no Conselho Superior do IFPA, cargo exercido até novembro de 2023. Suas áreas de interesse envolvem antropologia social, antropologia digital, sociologia das mídias, história da tecnologia, teoria dos rituais, teoria do parentesco, cibercultura e educação.

Rayza Carolina Rosa dos Santos, Instituto Federal do Pará

Rayza Carolina Rosa dos Santos é Licenciada em Letras Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém. Entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020 esteve em intercâmbio, com bolsa integral fornecida pelo IFPA mediante processo seletivo, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. No IPB esteve matriculada em disciplinas do curso de Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa - Português como Língua Materna. Atualmente é mestranda em Letras - Estudos Literários pela UFPA.

Tailson Rodrigues de Lima, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Belém. Especializando em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo Instituo Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Nillópolis. É Graduado em Letras pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Belém, com o tema de TCC Letramento Literário e o Jogo de RPG: Vivência Temática do Ciberfeminismo em Shadowrun. Foi bolsista Proextensão do Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura e é professor de Língua Portuguesa do cursinho popular Movimento Social de Educação Popular - Rede Emancipa. Atua nos seguintes temas: literatura fantástica (principalmente Fantasia e Ficção Científica), lúdico e educação (com enfoque no uso do RPG como tecnologia educacional), gamificação, adaptações literárias e gêneros literários em multimídias. Interesse em Estudos Culturais, Feminismo, Filosofia (Existencialismo e Teoria do Conhecimento), História e Filosofia da Ciência, Comunicação e Linguagem.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Hepp, A., Alencar, B. R. de O., Santos, R. C. R. dos, & Lima, T. R. de. (2024). A MIDIATIZAÇÃO DA CULTURA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 431–470. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.699