Resenha: LUCK, Heloisa. A Gestão Participativa na Escola: Vozes, Petrópolis: RJ, 2017, p.49-71

Authors

Keywords:

School Adminstration, The Society, Democracy

Abstract

Participatory management in schools with a democratic character is seen as a social practice that contributes to building a society geared towards citizenship, but what constitutes democratic management? In this sense, this research is a review of the book “A Gestão Participativa na Escola” by the author Heloisa Luck, which aims to bring reflections on the objectives, values, principles and dimensions for the realization of a social management discussed in chapter two. Thus, all management actions need to be contextualized and involve the participation of the entire school community.

Author Biographies

Rebeca Gabriele Mendes Palheta, Universidade da Amazônia UNAMA

Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade da Amazônia. Acompanhante de PCD na rede municipal de Ananindeua/PA, na EMEF Novo Cristo, com experiências na área de Educação com ênfase em Educação Especial Inclusiva, Alfabetização Científica, Metodologias Ativas, Pesquisas no contexto Amazônico e Educação ambiental. Ademais, faço parte dos grupos de pesquisa e divulgação científica GEDICA e GELEIAM, como também, faço parte da diretoria das Ligas Acadêmicas LAPEA e LAGEPA.

Antônia Jamilly Costa Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestranda em História pelo PPGHIST da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na linha de pesquisa "Ensino de História, Narrativas e Documentos". Especialista em Ensino de Geografia, Meio Ambiente e História (Faculdade Facuminas). Licenciada em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora e líder de pesquisa na linha "Currículo, Legislação e Políticas Educacionais" e vice-líder da linha de pesquisa em "Gestão democrática", ambos no Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE), da Universidade Federal do Pará, vinculado ao CNPq. Foi professora no Ensino Fundamental, anos finais, lotada na Secretaria Municipal de Educação de Ipueiras - Tocantins (SMEI), de janeiro/2022 a março/2024. Tem como foco e interesse de pesquisa o Ensino de História, Currículo escolar, Livro Didático de História e Ensino de África e Cultura Afro-brasileira.

References

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Published

2025-05-11

How to Cite

Palheta, R. G. M., & Ferreira, A. J. C. (2025). Resenha: LUCK, Heloisa. A Gestão Participativa na Escola: Vozes, Petrópolis: RJ, 2017, p.49-71. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 226–229. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2092