Resenha: LUCK, Heloisa. A Gestão Participativa na Escola: Vozes, Petrópolis: RJ, 2017, p.49-71

Autores

Palavras-chave:

Gestão escolar, Sociedade, Democracia

Resumo

A gestão participativa na escola com caráter democrática se intuí como pratica social que contribui para a construção de uma sociedade voltada para a cidadania, todavia, o que se constitui gestão democrática? Nesse sentido, a presente resenha, da obra “A Gestão Participativa na Escola” da autora Heloisa Luck, que busca trazer reflexões sobre os valores, objetivos, princípios e dimensões para o efetivar uma gestão de cunho social discutido no capitulo dois. Logo, todas as ações da gestão precisam ser contextualizadas e contar com a participação de toda a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Rebeca Gabriele Mendes Palheta, Universidade da Amazônia UNAMA

Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade da Amazônia. Acompanhante de PCD na rede municipal de Ananindeua/PA, na EMEF Novo Cristo, com experiências na área de Educação com ênfase em Educação Especial Inclusiva, Alfabetização Científica, Metodologias Ativas, Pesquisas no contexto Amazônico e Educação ambiental. Ademais, faço parte dos grupos de pesquisa e divulgação científica GEDICA e GELEIAM, como também, faço parte da diretoria das Ligas Acadêmicas LAPEA e LAGEPA.

Antônia Jamilly Costa Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestranda em História pelo PPGHIST da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na linha de pesquisa "Ensino de História, Narrativas e Documentos". Especialista em Ensino de Geografia, Meio Ambiente e História (Faculdade Facuminas). Licenciada em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora e líder de pesquisa na linha "Currículo, Legislação e Políticas Educacionais" e vice-líder da linha de pesquisa em "Gestão democrática", ambos no Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE), da Universidade Federal do Pará, vinculado ao CNPq. Foi professora no Ensino Fundamental, anos finais, lotada na Secretaria Municipal de Educação de Ipueiras - Tocantins (SMEI), de janeiro/2022 a março/2024. Tem como foco e interesse de pesquisa o Ensino de História, Currículo escolar, Livro Didático de História e Ensino de África e Cultura Afro-brasileira.

Referências

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

Palheta, R. G. M., & Ferreira, A. J. C. (2025). Resenha: LUCK, Heloisa. A Gestão Participativa na Escola: Vozes, Petrópolis: RJ, 2017, p.49-71. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 226–229. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2092

Edição

Seção

Resenhas