ANÁLISE DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

riscos e necessidades regulatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.1906

Palavras-chave:

Plataformas educacionais, Riscos, Regulação, Análise de plataformas, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de riscos e de necessidades regulatórias das plataformas educacionais em relação a Educação Inclusiva. Essa pesquisa é parte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em educação inclusiva e tem como produto final a criação de framework crítico ao fenômeno de Plataformização. A metodologia utilizada é o Design Science Research e realizamos uma pesquisa qualitativa destacando pelo referencial inicial os campos de análise dos riscos e dos potenciais inclusivos, então fizemos uma análise de três plataformas para testas os campos de análise que devem ser a base do framework. Após as análises, concluímos que as plataformas padronizam o conteúdo, tendo um foco mais comunicativo e instrucional. Observamos a necessidade da construção de uma cultura inclusiva e construção do conhecimento de forma colaborativa, problematizadora e reflexiva.

Biografia do Autor

Paula Carolei, Unifesp

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e Pós- Doutorado na Universidade Aberta de Portugal (2022). Trabalha com Tecnologia Educacional desde 1993 e foi, por 5 anos ,coordenadora dos cursos Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Superior do SENAC-SP (2008 a 2013) e por 2 anos foi pesquisadora do LPAI (Laboratório de Pesquisas em Ambientes Interativos) no SENAC. Atualmente é professora adjunta da UNIFESP na área de Tecnologia Educacional da Universidade Aberta e foi coordenadora da graduação em tecnologia em Design Educacional de 2017 a 2020 e faz parte do Grupo de Pesquisa CODE (Comunicação, Design e Tecnologias Educacionais). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Práticas Pedagógicas, Novas Tecnologias e Educação (principalmente EaD on-line, Gamificação e Design Instrucional), Ensino de Ciências e Biologia, Educação Simbólica, Tecnologias Assistivas e Inclusão e Metodologia de Pesquisa (especialmente Design Research).

Nathália Aparecida Gonçalves da Silva Silva , Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2017). Atualmente é professor de educação básica I da Prefeitura Municipal de Diadema. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, aprendizagem significativa, gamificação, língua portuguesa e materiais não estruturados.

Referências

AUGUSTA DE ALMEIDA, M..; CAROLEI, P .; GRINEVICIUS GARBE, G. Para onde foram os repositórios educacionais?. ESUD CIESUD SIGATEC 2024 , [S. l.], p. 14, 2024. Disponível em: https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/137. Acesso em: 11 jul. 2024.

BELLI, L.; ZINGALES, N. Platform value(s): a multidimensional framework for online responsibility. Computer Law & Security Review, v. 36, p. 105364, Apr. 2020. Disponível em: . Acesso em 11 nov. 2023.

BERARDI, Franco. The Second coming (Theory Redux). Cambrige: Polity Press, 2019.

BOWNN, Alice. The Playstation Dreamworld (Theory Redux). Cambrige: Polity Press, 2017.

BRATTON, Benjamin H. The Stack: On Software and Sovereignty. MIT Press, 2015.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm . Acesso em: 10 nov. de 2023.

CARNEIRO, Lincoln Luis. Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Educacional) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.

CAROLEI, Paula; MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima; CARNEIRO, Lincoln Luis. Framework de acessibilidade: construção de um protótipo para projetos de design educacional inclusivos na Educação a Distância. InFor, São Paulo/SP, v. 6, n. 2, p. 196-224, dec. 2020. ISSN 2525-3476. Disponível em: <https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/526>. Acesso em: 10 july 2024.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Recomendações para plataformas educacionais. Disponível em: http://cgi.br/publicacao/recomendacoes-para-plataformas-educacionais. Acesso em: 10 nov. de 2023.

D` ANDREA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando Plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DRESCH, Aline., LACERDA, Daniel. Pacheco., Júnior, José. Antônio. Valle. (2015). Design Science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman. 2015

EVANGELISTA, Rafael de Almeida GONSALES, Priscila. A plataformização da educação no Sul Global e seus laços com os atores do capitalismo de vigilância in Educação e plataformas digitais: popularizando saberes, potencialidades e controvérsia / Lynn Alves e David Lopes, organização. - Salvador : EDUFBA, 2024.

FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva. 2015.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013. Disponível em: efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/macedo.pdf. Acesso em junho, 2024.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; BAPTISTA, Maria Isabel Sampaio Dias. Inovar para fazer acontecer: como estamos fortalecendo redes de apoio à Educação Inclusivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, vol. 22, núm. 2, Supl., 2018, pp. 763-777 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Ed Sulina. 2015

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras 2020. São Paulo: CETIC.BR|NIC.BR, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2020/ . Acesso em 12 nov. 2023.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). Acessibilidade e tecnologias: um panorama sobre acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Látina. São Paulo: CETIC.BR|NIC.BR, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/7/20200521062327/estudos-setoriais-acessibilidade-e-tecnologias.pdf. Acesso em 12 nov. 2023.

PIMENTEL, S. C.; PIMENTEL, M. C. Acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência: sobre o que estamos falando?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 91–103, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p91-103. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4265. Acesso em: 10 nov. 2023.

PRIOSTE, Claudia Dias. Diversidade e adversidade na escola: queixas e conflitos de professores frente à educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

PIVA, Dilemando Jr Ead na Prática: Planejamento, Métodos e Ambientes de Educação Online. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SANTOS, Edmea. Pesquisa-Formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI. 2019.

SUTTER, Laurent de. Narcocapitalism: Life in the Age of Aneaesthesia (Theory Redux) .Cambrige: Polity Press, 2017.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Carolei, P., & Silva , N. A. G. da S. (2025). ANÁLISE DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: riscos e necessidades regulatórias. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 40–68. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.1906

Edição

Seção

Artigos