CIVILIZATION IV POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.1912

Palavras-chave:

Ensino de história, Educação CTS, Gamificação

Resumo

Neste artigo discute-se as possiblidades de uma abordagem da Educação CTS, na utilização do jogo Civilization IV, um history game, produzido pela empresa Firaxis Games em 2005, cuja proposta é avançar uma civilização, num jogo de plataforma por turnos. Para este propósito a questão norteadora deste artigo é: Quais são as contribuições do Civilization IV para uma abordagem de ensino de História baseada em Educação CTS?. No primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de buscar experiências reais do uso do Civilization IV em sala de aula, como recurso de apoio pedagógico para Ensino de História, as experiências encontradas sugerem que a utilização do jogo é possível e benéfica para o processo ensino-aprendizagem. Por meio de abordagem qualitativa, onde houve a prática do jogo durante a análise, foi possível tecer discussões pertinentes sobre uma abordagem histórica numa perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade. A análise das tecnologias no jogo, focou na trilha que leva ao surgimento da Biologia, visto que abordar todas as tecnologias apresentadas seria inviável em curto espaço de reflexão. Iniciou-se pela agricultura no primeiro turno e avançou por mais doze invenções científicas ou tecnológicas até chegar na Biologia, buscando analisar as citações de cada card e seu contexto na aplicação histórica, baseado numa abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como resultado, foi possível elencar importantes contribuições para uma abordagem de Ensino de História na perspectiva da educação CTS.

Biografia do Autor

Fabiana Fatima Prado Sedelak Pinheiro, UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bolsista CAPES. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR e licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em Neuropsicopedagogia. Atualmente é tutora a distância no curso de Licenciatura em Computação (UAB/UTFPR) e integra o Grupo de Pesquisas em Arte, Ciência e Tecnologia (GPACT). Seus interesses de pesquisa incluem História da Ciência, Educação e Tecnologias, com ênfase nas contribuições de mulheres cientistas e no uso da impressão 3D no ensino.

Awdry Feisser Miquelin, UTFPR

Possuo graduação em Licenciatura em Física pela UEPG (2000), mestrado em Educação pela UFSM (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2009). Fui professor QPM do Estado do Paraná de 2003 - 2009. Atualmente sou Professor Associado IV no DAENS da UTFPR - Campus Ponta Grossa, professor do PPGECT - Mestrado e Doutorado. Fui Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e sou Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalho em projetos interdisciplinares voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e tecnologia, análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, mediação de tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino e aprendizagem. Coordeno o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT. Bolsista PQ 2 do CNPq.

Elaine Ferreira Machado, UTFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas Espírita (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016) e doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Federal do Paraná, professora responsável pelo estágio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professora adjunta a do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, arte, formação de professores, ensino de ciências e educação básica.

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM

Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq)

Referências

ADAMS, F. W.; NUNES, S. M. T. A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 19, n. 55, p. 41–57, 1 jan. 2023.Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186. Acesso em Jan.2024

BOZATSKI, M. F. Por que a tecnologia importa? As possibilidades e as consequências das tecnologias nos contextos científico e social. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/196147830. Acesso em Jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jun. 2024.

CASTELLANOS YERO, O.; BUCHACA MACHADO, D.; LÓPEZ ROJAS, O. F. La entidad agropecuaria: un entorno formativo para contribuir a la educación CTS. Revista Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 3, n. 28, p. 1-19, 2023.Disponível em: https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/376. Acesso em Fev.2024.

DIAMOND, J. Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. 15. ed. Tradução de Sílvia de Souza Costa, Cynthia Cortes, Paulo Soares. Rio de Janeiro: Record, 2013.

LACERDA, N. O. S.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Educação e Fronteiras, v. 9, n. 25, p. 110–126, 30 abr. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11015. Acesso em Jan. 2024.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIQUELIN, A. F. Processos, Recursos e Materiais Educativos: Sobre Love, Death and Robots, Animatrix, WALL-E e CTS. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2023, Caldas Novas, Goiás. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93435. Acesso em Mar. 2024.

NÊTO, J. C.; MENEZES, P. DE. Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin's Creed e Civilization VI na disciplina de História. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, p. 191–215, 17 dez. 2021.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/58461. Acesso em Fev. 2024.

PAGNOTTI, J.; RUSSELL, W. B. Using Civilization IV to Engage Students in World History Content. The Social Studies, v. 103, n. 1, p. 39–48, jan. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232841046_Using_Civilization_IV_to_Engage_Students_in_World_History_Content. Acesso em Jan.2024.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 1, p. 71–84, abr. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1516-73132007000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em Jan. 2024.

POLIDORO, G. C. Jogos eletrônicos e o ensino de História. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

POSTMAN, N. Technopoly: the surrender of culture to technology. 1st Vintage Books ed. New York: Vintage Books, 1993.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001. Disponível em: https://desarrollodocente.uc.cl/wp-content/uploads/2020/03/Digital_Natives_Digital_Inmigrants.pdf. Acesso em Mar. 2024.

PROBERT, J. A. Impact of Computer Gameplay on Student Learning Utilizing Civilization IV: Colonization with High School Students in a United States History Course. 8 out. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/66102244/Impact_of_Computer_Gameplay_on_Student_Learning_Utilizing_Civilization_IV_Colonization_with_High_School_Students_in_a_United_States_History_Course. Acesso em Jan. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Pinheiro, F. F. P. S., Miquelin, A. F., Machado, E. F., & Neves, M. C. D. (2025). CIVILIZATION IV POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 69–85. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.1912

Edição

Seção

Artigos