Resenha: LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Coletiva, Ciberespaço, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

A contemporaneidade é caracterizada pelo uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), em especial, pelos dispositivos móveis digitais resultados dos avanços dos processos tecnológicos, sobretudo, da convergência entre: a ciência, a informação, a tecnologia e a inovação, que, condiciona às atividades acadêmicas, profissionais e pessoais de todos os sujeitos, no seu a dia a dia. Assim, como podemos pensar uma inteligência coletiva capaz de dialogar com o ciberespaço sem perder de vista a antropologia que há neste espaço digital? De que forma a antropologia do ciberespaço pode sobrepor-se à perspectiva hegemônica por trás das TIC’s, de viés neoliberal? Como a relação entre inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço é refletida na Ciência da Informação (CI)? Diante do exposto, tem-se como objetivo refletir a inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço, sob o prisma do paradigma social da informação. Para tanto, a metodologia é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa. Como resultados, pôde-se perceber que o projeto de inteligência coletiva é muito relevante para nós todos. Entretanto, ele precisa ter um olhar antropológico com vista à “Competência Social” que visa identificar justamente as necessidades culturais (informacionais) dos sujeitos. Portanto, conclui-se que se faz necessário ter acesso a fontes informacionais seguras e confiáveis, a fim de mitigar e/ou enfrentar a perspectiva determinista tecnológica da contemporaneidade, submersa nos processos da chamada transformação digital, teoricamente nociva à sociedade como um tudo.

Biografia do Autor

Márcio Adriano Costa dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente, está como Membro titular no GT de Política Estadual do Livro e Leitura de Alagoas (PELL-AL). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI (UFAL). Graduado em Biblioteconomia (UFAL). Agente de Desenvolvimento Cooperativista (IFAL). Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC/UFAM) e em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS/UFTO), Núcleo de Estados Afro-brasileiros (NEAB-UFT). Fundador e diretor do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de Alagoas. Coordenador do Observatório das Bibliotecas em Alagoas. Membro do Movimento Povos das Lagoas. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social. Autor de capítulos de livros e diversos artigos. Tem experiência em Implantação e Implementação de Projetos em Bibliotecas, Institutos, OSC e Startups. Tem interesse nas áreas de: Competência em Informação; Tecnologias e Disseminação da Informação; Informática Aplicada à Biblioteconomia; Inclusão Digital; Redes Sociais e Tecnologia da Informação em ambientes educacionais. Transformação Digital. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social. Atuou no Comitê Gestor de Danos Extrapatrimoniais do Ministério Público Federal de Alagoas e Ministério Público Estadual, como membro suplente, dentro do Programa - Nosso Chão, Nossa História: Resgatando a memória e construindo o futuro (2024-2025). Ex. Bibliotecário da Secretaria de Educação de Branquinha-AL (2023). Atuou como assessor técnico parlamentar (2022-2024). Foi assessor de projetos e bibliotecário na Biblioteca Pública estadual Graciliano Ramos (2006-2013).

Referências

ANGELA, H. C. A Ciência da Informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 140. Disponível em: a_ciencia_da_informacao.indd. Acesso em: 23 mar. 2023.

BEMBEM, A. H. C.; SANTOS, P. L. V. A. C.; SANTOS, P. L. V. A. C. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 18, n. 4, p. 139-151, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/33456. Acesso em: 23 mar. 2023.

CAMPOS, Laís T. M.; ROMERO, F. G. G. Inteligência Coletiva na Construção do Saber: aprendizagem em ambientes virtuais. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2015. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Natal –RN. 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2754-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

FURINI, L. G. Cultura de compartilhamento: as transformações da comunicação através das novas tecnologias. Mediação, Belo Horizonte, v. 17, n. 21, jul./dez. de 2015. Disponível em: Cultura de compartilhamento: as transformações da comunicação através das novas tecnologias | Revista Mediação. Acesso em: 23 mar. 2023.

LÉVY, P. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Disponível em: A Inteligência Coletiva - Por Uma Antropologia Do Cyberespaço - Pierre Lévi - Free Download PDF. Acesso em: 23 mar. 2023.

LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000. Disponível em: LÉVY, Pierre. Cibercultura.pdf - Google Drive. Acesso em: 23 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

Santos, M. A. C. dos. (2025). Resenha: LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 214–219. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/1940

Edição

Seção

Resenhas