COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE TEOTÉRICA E ESPECULATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.261

Keywords:

Competência em Informação, Transformação social, Inclusão Digital, Informação, Melhoria da qualidade de vida

Abstract

O trabalho visa analisar as relações teóricas e empíricas entre a Competência em Informação e Inclusão Digital. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e quantitativa, caracterizada pelas pesquisas bibliográfica e descritiva. A partir da análise de conteúdo, quantificaram-se os artigos científicos existentes nas bases de dados BRAPCI, SCOPUS e SCiELO, no período de 2017 a 2021, que apresentam em sua estrutura os termos Competência em Informação e Inclusão Digital. Quanto aos resultados parciais, constata-se que, até o momento, tem-se uma tímida produção científica que retrata a relação entre tais variáveis, provavelmente, devido ao baixo índice de discussão sobre a aplicabilidade da Competência em Informação no processo de Inclusão Digital, com vista à melhoria da qualidade de vida e atuação da população, sobretudo, mais vulneráveis, junto à sociedade. Conclui-se que, de certo modo, a corrida pela construção de uma Sociedade da Informação no Brasil, ocorrida nos 2000, continua em processo, necessitando frisar que a Inclusão Digital não pode ser compreendida apenas como sinônimo de instalações e uso de computadores pela população de baixa renda, e sim, como um instrumento aplicado ao desenvolvimento político, econômico, cultural e informacional, potencializando, portanto, a capacidade de criticidade sobre a realidade social em que o indivíduo está inserido, no sentido de construir para sua transformação social, outra narrativa informacional.  

Author Biographies

Márcio Adriano Costa dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI (UFAL). Graduado em Biblioteconomia (UFAL). Agente de Desenvolvimento Cooperativista (IFAL). Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC UFAM), em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS - UFTO), e no Grupo de Estudos sobre Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica do IFCE. Fundador/ Diretor do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de Alagoas. Membro do Movimento Povos das Lagoas. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social. Autor de capítulos de livros e diversos artigos Tem experiência em Implantação e Implementação de Projetos em Bibliotecas, Institutos, Ongs e Startups. Tem interesse nas áreas de: Competência em Informação; Tecnologias e Disseminação da Informação; Informática Aplicada a Biblioteconomia; Inclusão Digital; Redes Sociais e Tecnologia da Informação em ambientes educacionais. Transformação Digital. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social.

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Titular no curso de Biblioteconomia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi Diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR (janeiro a setembro/2023). Foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (2020-2022). Professora Colaboradora da UFAL (2023/2024). Pós-Doutora em Ciência da Informação (2019) pelo PPGCI/UFPB. Doutora em Ciência da Informação (2015) com estágio de doutoramento no exterior na Universidade de Zaragoza - Espanha, financiado pela CAPES (2014/2015). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB (2012). Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela UFPB (2002). Graduada em Arquivologia (2024), em Biblioteconomia pela UFPB (2006) e em Pedagogia pela UFPB (1999). Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especializanda nos cursos de Neurociências e Neuropsicopedagogia. Domina o idioma Espanhol. Estudante da Língua Inglesa e italiana. Experiência na área de Educação nos distintos níveis (Ensino Superior e Educação Infantil e Básica) e modalidades (EJA, Educação à Distância e Educação do Campo), com vasta experiência como alfabetizadora infantil e de jovens e adultos. Tem experiência com Assessoria e Consultoria Pedagógicas; Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Atuou como ministrante nas formações iniciais e continuada do Programa Brasil Alfabetizado do Estado da Paraíba e de João Pessoa. Atuou como Coordenadora Excecutiva do Programa Projovem Urbano no Estado da Paraíba e Coordenadora da Educação Infantil em Escolas Particulares. Atuou como Professora substituta da UEPB - Campus III, nos cursos de Pedagogia, História, Geografia e Letras Inglês e Português junto às disciplinas: Educação e Novas Tecnologias; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Currículo; Organização do Trabalho da Escola e o Currículo; Oficina de Recursos Didáticos; Processo Didático: Planejamento e Avaliação; Metodologia do Trabalho Científico; Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia; Epistemologia da Educação. Foi professora mediadora à distância do componente Pesquisa e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, no curso de Pedagogia a Distância da UFPB (2011). Atuou como professora temporária no Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2015-2017), junto aos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, por meio das disciplinas: Representação e Análise da informação; Representação Descritiva II; Fundamentos da Biblioteconomia; Ação Cultural em Unidades de Informação; Fontes Gerais da Informação; Produtos e Serviços de Informação Arquivística; Leitura e Produção de Textos. Atuou como professora temporária da UEPB no Campus V, no curso de Arquivologia nas áreas e Políticas Públicas Arquivísticas; Políticas Públicas de Preservação e Conservação de Acervos Documentais; Práticas em Laboratório em Conservação e Preservação de Acervos Documentais; Memória e Patrimônio Cultural; Gestão da Memória Institucional. Atuou no curso Especialização em "Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares" da UEPB, lecionando as disciplinas: Sujeito, Cultura e Contemporaneidade; Mídia, Cultura e Imaginário Urbano; e, Identidade e Pluralidade Cultural. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Aprendizagem, Informação e Conhecimento da UFPB, do Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação da UFAL e Observatório em Gestão Organizacional da UNIR. Experiência como avaliadora em eventos científicos na área da Ciência da Informação (ENANCIB). Autora de artigos científicos, capítulos de livros e livros. Organizadora de coletâneas na área de gestão em Ciência da Informação. Escritora e Conferencista. Avaliadora ad hoc dos periódicos científicos: Perspectivas em Gestão Conhecimento; Ciência da Informação em Revista; Biblionline; Archeion On-line.

Guilhermina de Melo Terra, Universidade Federal do Amazonas

Post-doctorate in Museology, Faculty of Letters, University of Porto (Portugal). PhD in Museology, by the same Faculty. Master in Society and Culture in the Amazon, by the Federal University of Amazonas. Specialist in Higher Education Teaching, from the Dom Bosco Catholic University. Graduated in Librarianship from the Federal University of Amazonas. Registered with the Council of Librarianship - 11th Region (CRB-11) and the Regional Council of Museology - 1st Region (COREM-1R). Adjunct Professor at the Federal University of Amazonas, belonging to the Librarianship Course. Professor of the Graduate Program in Information Science (PPGCI/UFAL), in the line of research Production, Mediation and Information Management. Academic Coordinator of the Faculty of Information and Communication (FIC). Adhering member of MINOM-ICOM. Leader of the Information and Communication Research Group (GRUPIC). External evaluator of the Amazonas State Teaching Council. Reviewer for the journals: RACIn: Analyzing Magazine in Information Science and MANDUARISAWA: Student Magazine of the History Course at the Federal University of Amazonas (UFAM), as well as Member of the Scientific Committee of the Archival, Documentation and Information Science Collection of Appris Editora. Former President of the Association of Teachers of the Federal University of Amazonas (ADUA). Former President of the Association of Librarianship Professionals and Academics of Amazonas (APABAM). Treasurer of the Regional Council of Museology - 1st Region (COREM 1R).

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Published

2024-04-29

How to Cite

Santos, M. A. C. dos, Llarena, R. A. da S., & Terra, G. de M. (2024). COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE TEOTÉRICA E ESPECULATIVA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 245–260. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.261