COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE TEOTÉRICA E ESPECULATIVA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.261Palavras-chave:
Competência em Informação, Transformação social, Inclusão Digital, Informação, Melhoria da qualidade de vidaResumo
A informação apresenta um papel relevante junto à sociedade atual, em virtude de seu poder transformador. Nesta perspectiva, citam-se as variáveis competência informacional e inclusão digital como essenciais para tal feito, sobretudo, diante de um contexto social repleto de desigualdades sociais, econômicas, culturais e informacionais. Pelo exposto, o trabalho teve como objetivo analisar as proposições teóricas e empíricas entre as variáveis supracitadas contidas nos artigos científicos existentes nas bases de dados BRAPCI, SCOPUS e SciELO. De natureza básica, o estudo foi estabelecido por meio da abordagem quali-quantitativa, caracterizado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva, a ser subsidiado por dados estatísticos e análise de conteúdo. Quanto aos resultados, constatou-se uma tímida produção científica voltada para a relação das respectivas variáveis, provavelmente, em decorrência do baixo índice de discussão sobre a aplicabilidade da competência em informação no processo de inclusão digital, com vista à melhoria da qualidade de vida e atuação da população, sobretudo, mais vulneráveis, junto à sociedade. Conclui-se afirmando que a sociedade da informação vem sendo construída lentamente, com melhorias significativas, mas, necessitam de mais investimento, principalmente, no que se refere ao despertar da competência informacional e ao uso da inclusão digital, a qual não pode ser compreendida como sinônimo de instalações de computadores à população de baixa renda. Tais variáveis necessitam atuar como instrumentos aplicados à transformação do indivíduo em cidadão.
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