COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE TEOTÉRICA E ESPECULATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.261

Palavras-chave:

Competência em Informação, Transformação social, Inclusão Digital, Informação, Melhoria da qualidade de vida

Resumo

A informação apresenta um papel relevante junto à sociedade atual, em virtude de seu poder transformador. Nesta perspectiva, citam-se as variáveis competência informacional e inclusão digital como essenciais para tal feito, sobretudo, diante de um contexto social repleto de desigualdades sociais, econômicas, culturais e informacionais. Pelo exposto, o trabalho teve como objetivo analisar as proposições teóricas e empíricas entre as variáveis supracitadas contidas nos artigos científicos existentes nas bases de dados BRAPCI, SCOPUS e SciELO. De natureza básica, o estudo foi estabelecido por meio da abordagem quali-quantitativa, caracterizado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva, a ser subsidiado por dados estatísticos e análise de conteúdo. Quanto aos resultados, constatou-se uma tímida produção científica voltada para a relação das respectivas variáveis, provavelmente, em decorrência do baixo índice de discussão sobre a aplicabilidade da competência em informação no processo de inclusão digital, com vista à melhoria da qualidade de vida e atuação da população, sobretudo, mais vulneráveis, junto à sociedade. Conclui-se afirmando que a sociedade da informação vem sendo construída lentamente, com melhorias significativas, mas, necessitam de mais investimento, principalmente, no que se refere ao despertar da competência informacional e ao uso da inclusão digital, a qual não pode ser compreendida como sinônimo de instalações de computadores à população de baixa renda. Tais variáveis necessitam atuar como instrumentos aplicados à transformação do indivíduo em cidadão.  

Biografia do Autor

Márcio Adriano Costa dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI (UFAL). Graduado em Biblioteconomia (UFAL). Agente de Desenvolvimento Cooperativista (IFAL). Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC UFAM), em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS - UFTO), e no Grupo de Estudos sobre Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica do IFCE. Fundador/ Diretor do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de Alagoas. Membro do Movimento Povos das Lagoas. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social. Autor de capítulos de livros e diversos artigos Tem experiência em Implantação e Implementação de Projetos em Bibliotecas, Institutos, Ongs e Startups. Tem interesse nas áreas de: Competência em Informação; Tecnologias e Disseminação da Informação; Informática Aplicada a Biblioteconomia; Inclusão Digital; Redes Sociais e Tecnologia da Informação em ambientes educacionais. Transformação Digital. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social.

Rosilene Agapito , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Titular no curso de Biblioteconomia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi Diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR (janeiro a setembro/2023). Foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (2020-2022). Professora Colaboradora da UFAL (2023/2024). Pós-Doutora em Ciência da Informação (2019) pelo PPGCI/UFPB. Doutora em Ciência da Informação (2015) com estágio de doutoramento no exterior na Universidade de Zaragoza - Espanha, financiado pela CAPES (2014/2015). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB (2012). Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela UFPB (2002). Graduada em Arquivologia (2024), em Biblioteconomia pela UFPB (2006) e em Pedagogia pela UFPB (1999). Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especializanda nos cursos de Neurociências e Neuropsicopedagogia. Domina o idioma Espanhol. Estudante da Língua Inglesa e italiana. Experiência na área de Educação nos distintos níveis (Ensino Superior e Educação Infantil e Básica) e modalidades (EJA, Educação à Distância e Educação do Campo), com vasta experiência como alfabetizadora infantil e de jovens e adultos. Tem experiência com Assessoria e Consultoria Pedagógicas; Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Atuou como ministrante nas formações iniciais e continuada do Programa Brasil Alfabetizado do Estado da Paraíba e de João Pessoa. Atuou como Coordenadora Excecutiva do Programa Projovem Urbano no Estado da Paraíba e Coordenadora da Educação Infantil em Escolas Particulares. Atuou como Professora substituta da UEPB - Campus III, nos cursos de Pedagogia, História, Geografia e Letras Inglês e Português junto às disciplinas: Educação e Novas Tecnologias; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Currículo; Organização do Trabalho da Escola e o Currículo; Oficina de Recursos Didáticos; Processo Didático: Planejamento e Avaliação; Metodologia do Trabalho Científico; Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia; Epistemologia da Educação. Foi professora mediadora à distância do componente Pesquisa e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, no curso de Pedagogia a Distância da UFPB (2011). Atuou como professora temporária no Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2015-2017), junto aos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, por meio das disciplinas: Representação e Análise da informação; Representação Descritiva II; Fundamentos da Biblioteconomia; Ação Cultural em Unidades de Informação; Fontes Gerais da Informação; Produtos e Serviços de Informação Arquivística; Leitura e Produção de Textos. Atuou como professora temporária da UEPB no Campus V, no curso de Arquivologia nas áreas e Políticas Públicas Arquivísticas; Políticas Públicas de Preservação e Conservação de Acervos Documentais; Práticas em Laboratório em Conservação e Preservação de Acervos Documentais; Memória e Patrimônio Cultural; Gestão da Memória Institucional. Atuou no curso Especialização em "Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares" da UEPB, lecionando as disciplinas: Sujeito, Cultura e Contemporaneidade; Mídia, Cultura e Imaginário Urbano; e, Identidade e Pluralidade Cultural. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Aprendizagem, Informação e Conhecimento da UFPB, do Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação da UFAL e Observatório em Gestão Organizacional da UNIR. Experiência como avaliadora em eventos científicos na área da Ciência da Informação (ENANCIB). Autora de artigos científicos, capítulos de livros e livros. Organizadora de coletâneas na área de gestão em Ciência da Informação. Escritora e Conferencista. Avaliadora ad hoc dos periódicos científicos: Perspectivas em Gestão Conhecimento; Ciência da Informação em Revista; Biblionline; Archeion On-line.

Guilhermina Terra, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutora em Museologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Doutora em Museologia, pela mesma Faculdade. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Amazonas. Registrada no Conselho de Biblioteconomia - 11 Região (CRB-11) e no Conselho Regional de Museologia - 1 Região (COREM-1R). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, pertencente ao Curso de Biblioteconomia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL), na linha de pesquisa Produção, Mediação e Gestão da Informação. Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Membro aderente do MINOM-ICOM. Líder do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC). Avaliadora externa do Conselho Estadual de Ensino do Amazonas. Parecerista das revistas: RACIn: Revista Analisando em Ciência da Informação, MANDUARISAWA, Museologia Interdisciplinaridade: Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bem como Membro do Comitê Científico da Coleção Arquivologia, Documentação e Ciência da Informação da Appris Editora. Ex-Presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA). Ex-Presidente da Associação dos Profissionais e Acadêmicos de Biblioteconomia do Amazonas (APABAM). Tesoureira do Conselho Regional de Museologia - 1 Região (COREM 1R).

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Santos, M. A. C. dos, Llarena, R. A. da S., & Terra, G. de M. (2024). COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE TEOTÉRICA E ESPECULATIVA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 245–260. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.261