ANÁLISE DA FORMA DE ABORDAGEM E REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Karla Cardoso Costa Lima Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí
  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí

Resumo

No presente trabalho, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa PIBIC/CNPq que analisou a forma de abordagem e representação do negro no livro didático de Língua Portuguesa (LDP). Seus objetivos foram identificar como se dá a abordagem e representação do negro em três coleções de LDP e discutir como a inclusão da temática étnico-racial no LDP é abordada, observando se a representação está proposta de forma estereotipada ou não. Para chegar aos objetivos elencados, propusemos um estudo baseado nos procedimentos metodológicos da Linguística Aplicada de base qualitativo-interpretativista. Os dados mostram que os LD tendem a concretizar o ideal da ideologia do branqueamento, apresentando o Brasil como um país de maioria branca, reforçando o poder dessa etnia.

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Publicado

2011-10-01

Como Citar

CARDOSO COSTA LIMA, K.; RIBEIRO DA SILVA, S. ANÁLISE DA FORMA DE ABORDAGEM E REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 174–176, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/338. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente