REDAÇÃO DO ENEM E A PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO: REFLEXÕES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Taynan Lima Carvalho Universidade Federal de Goiás – Câmpus Jataí
  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Neste trabalho, trago parte de uma pesquisa PIBIC/CNPq, (em andamento), que tem por objetivo entender o que está por trás do baixo desempenho dos alunos de duas escolas da esfera pública estadual, com as menores pontuações na prova de Redação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), nos anos de 2012 e 2013, na cidade de Jataí (GO). O corpus desta pesquisa é o LDP “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Para o alcance dos objetivos propostos, sigo os procedimentos metodológicos da Linguística Aplicada (LA) e apresento referenciais teóricos, como Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Os resultados alcançados revelaram que quase não existe nas propostas do LDP, mobilização das competências. Assim, foi possível perceber que se faz necessário uma melhor abordagem do material didático, a fim de estimular a capacidade de letramento do aluno.

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Publicado

01.10.2016

Como Citar

LIMA CARVALHO, T.; RIBEIRO DA SILVA, S. REDAÇÃO DO ENEM E A PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO: REFLEXÕES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 16–26, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/510. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação