O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Eveline da Silva Gontijo Moreira INSTITUTO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGGUES
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Goiás
  • Paulo Henrique de Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

Com o intuito de compreender o processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o presente artigo discorre sobre o acompanhamento de uma aluna de uma escola da rede municipal de Rio Verde-GO e trata aspectos peculiares da prática pedagógica desta modalidade de ensino. Para a consecução da sistematização e organização das informações a respeito do objeto de estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica com a metodologia estudo de caso, de abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Verificou-se que a EJA representa uma oportunidade, uma perspectiva de melhoria das condições de vida. Especificamente, acredita-se que os benefícios advindos do processo de escolarização resultem em ganhos profissionais. Concluiu-se que ensinar e aprender envolvem um processo coletivo de troca de experiências. A necessidade de inserção no mundo letrado torna-se cada vez mais urgente para aqueles que por circunstâncias adversas, tiveram que abandonar os estudos. Tornar possível que indivíduos estejam aptos a ler e entender as diferentes mensagens que o mundo os possibilita conhecer, é tarefa não apenas de alguns poucos educadores.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

DA SILVA GONTIJO MOREIRA, E.; LIMA DE ASSIS PIRES, L.; DE SOUZA, P. H. O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 129–142, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/801. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>