CUBISMO: CONCEITOS ARTÍSTICOS E MATEMÁTICOS EM UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA

Authors

Keywords:

educação, cubismo, arte, matemática, interdisciplinariedade

Abstract

Este artigo investiga a interseção entre arte e matemática através do prisma do Cubismo, destacando como essa corrente artística revolucionária do século XX, pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica na educação. Para tanto, realiza-se uma breve reconstituição histórica sobre a relação da arte e da matemática ao longo dos tempos, com especial atenção ao Cubismo. Em seguida, descreve-se uma experiência interdisciplinar na escola onde um professor de arte e uma professora de matemática, através do Cubismo, colaboraram para integrar conceitos de ambos os campos em suas aulas. Finalmente, discute-se a relevância da Interdisciplinariedade no enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem. Conclui-se que essa abordagem interdisciplinar não só facilita a aprendizagem, mas também estimula a inovação e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.

Author Biography

Francisco de Paulo D'Avila Junior, UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Membro do grupo de pesquisa Labelit Laboratório de Estudos em Educação, Linguagens e Teatralidades (UFPR/CNPq). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Published

2025-12-22

Métricas


Visualizações do artigo: 26     PDF (Português (Brasil)) downloads: 25