A cultura da evasão: diferenças entre os evadidos e os permanentes no Curso de Licenciatura em Química do IFG/Câmpus Uruaçu
Palavras-chave:
Educação, Evasão, Química, LicenciaturaResumo
O presente artigo tem como objetivo delimitar aspectos comuns aos estudantes evadidos e aspectos que se apresentam em estudantes permanentes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Uruaçu. Para tanto, fez-se uso de questionários para a coleta e análise de dados sobre a questão da evasão entre os anos de 2011 a 2013. A partir disso, tornou-se possível estabelecer diferenças entre os grupos de alunos que evadiram e os que permaneceram no curso. Como resultado, o grupo dos evadidos sustentou especificidades que apontam para características culturais, referentes a uma desvinculação e desvalorização da educação frente ao mundo do trabalho, ou seja, vem à tona o indício de que os estudantes em questão carregam traços específicos de uma sociedade industrial, na qual há pouco espaço à valorização da vida acadêmica como alternativa de ascensão profissional e social.
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