A cultura da evasão: diferenças entre os evadidos e os permanentes no Curso de Licenciatura em Química do IFG/Câmpus Uruaçu

Authors

  • Adel Fernando de Almeida Vanny Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Wolney Heleno de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Marcilene Dias Bruno de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Mayara da Silva Bastos Montenegro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Keywords:

Educação, Evasão, Química, Licenciatura

Abstract

O presente artigo tem como objetivo delimitar aspectos comuns aos estudantes evadidos e aspectos que se apresentam em estudantes permanentes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Uruaçu. Para tanto, fez-se uso de questionários para a coleta e análise de dados sobre a questão da evasão entre os anos de 2011 a 2013. A partir disso, tornou-se possível estabelecer diferenças entre os grupos de alunos que evadiram e os que permaneceram no curso. Como resultado, o grupo dos evadidos sustentou especificidades que apontam para características culturais, referentes a uma desvinculação e desvalorização da educação frente ao mundo do trabalho, ou seja, vem à tona o indício de que os estudantes em questão carregam traços específicos de uma sociedade industrial, na qual há pouco espaço à valorização da vida acadêmica como alternativa de ascensão profissional e social.

Author Biographies

Adel Fernando de Almeida Vanny, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, enquadrando-se na linha de pesquisa: Fenomenologia e Compreensão. É, atualmente, professor de filosofia no Instituto Federal de Goiás.

Wolney Heleno de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Desde 2011 é professor de biologia atuando na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás / Campus Uruaçu. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, cinema e educação, cinema e filosofia.

Marcilene Dias Bruno de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás -UFG, Mestra em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - CEPAE/UFG (2019). Graduada em Pedagogia pela UEG (1997) e em Matemática (Licenciatura) pela Unitins (2010), com especializações em Métodos e Técnicas de Ensino (2002) e Psicopedagogia (1999). Atualmente ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Goiás- Câmpus Uruaçu, lotada no Departamento das Áreas Acadêmicas, na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente. Ocupa ainda o cargo de Professora da Rede Estadual de Ensino. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Direção Escolar e Coordenação Pedagógica.

Mayara da Silva Bastos Montenegro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(2017) e ensino-medio-segundo-grau pelo colégio estadual deoclides martins da costa(2010). Tem experiência na área de Química.

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Published

2017-06-30

How to Cite

Fernando de Almeida Vanny, A., Heleno de Matos, W., Dias Bruno de Almeida, M., & da Silva Bastos Montenegro, M. (2017). A cultura da evasão: diferenças entre os evadidos e os permanentes no Curso de Licenciatura em Química do IFG/Câmpus Uruaçu. Revista Tecnia, 2(1), 65–83. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/888

Issue

Section

Educação e Ensino