Sobre a implementação numérica da Fórmula de Chézy-Manning
Palavras-chave:
Projeto, Fórmula, Chésy-Manning, Vazão, Seção circularResumo
Os canais hidráulicos, que possuem escoamento uniforme e livre, têm sua vazão calculada a partir da Fórmula de Chézy-Manning. Neste trabalho, essa fórmula foi desenvolvida para as seções usuais, como a retangular, triangular, trapezoidal e semicircular, e também para as seções não usuais, como as poligonais, que resultaram em equações polinomiais. Para a realização dessas equações, foram utilizados os métodos numéricos, entre os quais foi escolhido o método de Newton-Raphson, por ter convergência quadrática. Para obtermos as raízes de cada polinômio, a altura ou o apótema de cada seção, foi implementado esse método nas equações polinomiais, via programa computacional Scilab. Através desse código, também é demonstrada a aproximação da vazão de uma seção poligonal com lados para a vazão de uma seção circular. Com isso, foi mostrado analiticamente que o limite da vazão de uma seção poligonal com lados, em que tende ao infinito, é igual à equação da vazão da seção circular. Dessa forma, percebe-se que, em uma seção poligonal, mantendo a abertura fixada, quanto mais aumenta o número de lados, mais sua vazão irá tender à vazão da seção circular.
Referências
BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 3.. BELO HORIZONTE: ED. UFMG, 2014.
BOYER, C. B. A History of Mathematics. Nova York: Wiley International Edition, 1968.
FILHO, F. F. C. Algoritmos numéricos. 2.ed. Belo Horizonte: LTC, 2007.
FRANCO, N. B. Cálculo numérico. São Paulo: Pearson Education, 2007.
MACHADO, I. A.; ALVES, R. R. Método de Newton. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, v. 4, n. 4, p. 30-45, 2013.
RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. R. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2.ed. São Paulo: Pearson – Makron Books, 1996.
VIEIRA, A. Iniciação à navegação marítima. Lisboa: Editorial Presença, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.