Sobre a implementação numérica da Fórmula de Chézy-Manning

Authors

  • Jordana Fernandes Costa Senha Engenharia
  • Diogo Gonçalves Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Keywords:

Projeto, Fórmula, Chésy-Manning, Vazão, Seção circular

Abstract

Os canais hidráulicos, que possuem escoamento uniforme e livre, têm sua vazão calculada a partir da Fórmula de Chézy-Manning. Neste trabalho, essa fórmula foi desenvolvida para as seções usuais, como a retangular, triangular, trapezoidal e semicircular, e também para as seções não usuais, como as poligonais, que resultaram em equações polinomiais. Para a realização dessas equações, foram utilizados os métodos numéricos, entre os quais foi escolhido o método de Newton-Raphson, por ter convergência quadrática. Para obtermos as raízes de cada polinômio, a altura ou o apótema de cada seção, foi implementado esse método nas equações polinomiais, via programa computacional Scilab. Através desse código, também é demonstrada a aproximação da vazão de uma seção poligonal com  lados para a vazão de uma seção circular. Com isso, foi mostrado analiticamente que o limite da vazão de uma seção poligonal com  lados, em que  tende ao infinito, é igual à equação da vazão da seção circular. Dessa forma, percebe-se que, em uma seção poligonal, mantendo a abertura fixada, quanto mais aumenta o número de lados, mais sua vazão irá tender à vazão da seção circular.

Author Biographies

Jordana Fernandes Costa, Senha Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), câmpus Aparecida de Goiânia. Finalizou duas iniciações científicas, uma na área de Hidráulica com o título "Métodos Numéricos Aplicados ao Dimensionamento de Canais", e a outra na área de EDP's com o título "Sobre o Problema de Condução de Calor: Aspectos Teóricos e Computacionais". Realizou o TCC na área de Economia com o título "O Mercado dos Fundos de Investimento Imobiliário no Brasil no Biênio 2017/2018: Estudo de Caso do FII TG Ativo Real". Atualmente, Engenheira Civil na empresa Senha Engenharia.

Diogo Gonçalves Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: generalized weingarten surfaces, weierstrass type representation e prescribed normal gauss map.

References

BAPTISTA, M.; LARA, M. Fundamentos da engenharia hidráulica. 3.. BELO HORIZONTE: ED. UFMG, 2014.

BOYER, C. B. A History of Mathematics. Nova York: Wiley International Edition, 1968.

FILHO, F. F. C. Algoritmos numéricos. 2.ed. Belo Horizonte: LTC, 2007.

FRANCO, N. B. Cálculo numérico. São Paulo: Pearson Education, 2007.

MACHADO, I. A.; ALVES, R. R. Método de Newton. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, v. 4, n. 4, p. 30-45, 2013.

RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. R. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2.ed. São Paulo: Pearson – Makron Books, 1996.

VIEIRA, A. Iniciação à navegação marítima. Lisboa: Editorial Presença, 1985.

Published

2017-06-30

How to Cite

Fernandes Costa, J., & Gonçalves Dias, D. (2017). Sobre a implementação numérica da Fórmula de Chézy-Manning. Revista Tecnia, 2(1), 123–142. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/891

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra