O papel da pergunta do estudante na construção de projetos destinados às feiras de ciências:

reflexões e possibilidades

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Lorita Aparecida Veloso Galle Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Palavras-chave:

Pergunta do estudante, Feira de ciências, Educação Básica

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma prática realizada em sala de aula na qual se explora o papel da pergunta do estudante, observando de que modo ela pode favorecer a construção de projetos destinados às feiras de ciências. A elaboração e a condução do questionamento podem originar os objetivos e as hipóteses da pesquisa, devendo constituir, portanto, um momento de reflexão e de intervenção do professor. Neste estudo, aponta-se como exemplo um conjunto de perguntas propostas pelos próprios estudantes durante um exercício de observação numa aula da disciplina de Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram 22 estudantes do 7º ano, com idade média de 13 anos, de uma escola pública municipal da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As perguntas dos estudantes foram, na sequência, estudadas por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva, o que resultou em duas categorias a priori: perguntas informativas e perguntas investigativas. Evidenciou-se o quão importante é o papel do professor na etapa da proposição de questionamentos, assim como no seu aprimoramento, visando refiná-los em prol da construção de projetos a serem apresentados em feiras científicas.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemática (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora Colaboradora no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Professora visitante no departamento de Didática da Matemática e das Ciências Experimentais, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Educação Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC PUCRS/CNPq) e do grupo LIEC (Llenguatge i Ensenyament de les Ciències) da Universidade Autônoma de Barcelona. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem na área de Ciências/ Biologia e formação de professores. Realiza pesquisas voltadas às feiras de ciências/mostras científicas, especialmente nas relações e aprendizagens envolvendo os professores e estudantes participantes desses eventos.

Lorita Aparecida Veloso Galle, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Possui graduação e bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). É docente das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Possui experiência na área de educação, com ênfase em ensino e aprendizagem de Ciências/ Química e formação de professores. Realiza pesquisas voltadas à pesquisa como princípio educativo, a partir da pesquisa em sala de aula considerando seus pressupostos e possibilidades.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi professora visitante na Universidad de Los Lagos - Osorno, Chile (2016-2017), e na Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA (2017-2019). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do Colegiado de Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. Coordenadora do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2022-2024. Também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM_UESC) e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGECFP - UESB) - campus Jequié. Professora colaboradora no projeto de pós-doutorado estratégico em Educação Matemática na Linha 3: História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) e faz parte do Grupo de Trabalho História da Matemática e Cultura (GT5) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Compõe o ranking internacional de cientistas mais produtivos e influentes em suas áreas de atuação: AD Scientific Index - Latin America Scientists Citiation Rankings 2023 e 2024. Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem na Educação e Etnomatemática. Direcionando-se atualmente para a Etnomodelagem.

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

da Silva Gallon, M., Aparecida Veloso Galle, L., & Elizabete de Freitas Madruga, Z. (2018). O papel da pergunta do estudante na construção de projetos destinados às feiras de ciências:: reflexões e possibilidades. Revista Tecnia, 3(1), 90–108. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/903

Edição

Seção

Educação e Ensino