Educação, trabalho e relações étnico-raciais:

notas sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica

Authors

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Relações Étnico-Raciais, Trabalho, Ensino

Abstract

Este artigo versa sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), instituídas a partir da Lei nº 11.892/2008, e reflete as relações entre educação, trabalho e a questão étnico-racial para pensar uma formação emancipatória, no âmbito dos Institutos Federais. Do ponto de vista metodológico, filia-se à pesquisa qualitativa e refere-se a um estudo de revisão da literatura, cujo lastro teórico ancora-se nas ideias de estudiosos como Karl Marx (1983), Mario Manacorda (2007) e István Mészaros (2005). Inicialmente, revisita a origem do termo trabalho e suas relações com a desigualdade, incluindo as de foro étnico-racial. Em seguida, apresenta reflexões sobre o mundo contemporâneo do trabalho e discute o lugar da EPT na oferta de uma formação para além do  mercado. Conclui que a modalidade, ancorada em seus marcos legais, deve ter como horizonte a consolidação de uma proposta educacional contra-hegemônica, que vincule educação e trabalho numa perspectiva humanizada.

Author Biographies

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Docente de História e pesquisador no Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema, lecionando no Ensino Médio Integrado ao Técnico. Licenciado em História (Ufal), Especialista em Gestão Educacional (UCB-DF) e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT/IFAL).

Beatriz Medeiros de Melo, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Docente de Sociologia, pesquisadora e extensionista no Instituto Federal de Alagoas, lecionando no Ensino Médio Integrado ao Técnico e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (em rede). Também docente e pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas. Integro o Grupo TRAMA/UFScar (Terra, Trabalho, Memória e Migração), o grupo RURAS/UFScar (Ruralidades, Ambiente e Sociedade) e o GEPEPT/IFAL (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica). Tenho atuado em duas linhas de pesquisa: 1) a questão agrária em Alagoas, considerando sobretudo as estratégias de reprodução social camponesa na interação com o mercado e o Estado. 2) a interação/conflito entre saberes populares e saberes institucionalizados, considerando as dinâmicas de (re)produção de hierarquias e distinções sociais.

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BORGES NETTO, Mario; LUCENA, Carlos Alberto. O trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola. Acta Scientiarum. Education, v. 37, n. 4, p. 371-381, 1 out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 13 dez. 2020.

BUENO, Silveira. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. São Paulo: Lisa, 1988.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado?. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 1, n. 1, p. 45-60, Mar. 2003 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 Sept. 2020.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyolas, 1992.

HOBSBAWM, Eric. Do feudalismo para o capitalismo. In: HILTON, Rodney et al. A transição do feudalismo para o capitalismo - um debate. 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios: 1875-1914. São Paulo. Cia. Das Letras, 2012.

KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do Regime de Acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n.139, p. 331-354, June 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? 13 dez. 2020. script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jun. 2020.

LUXEMBURGO, Rosa. Reforma ou revolução? São Paulo: Editora Expressão Popular, 2004.

MACIEL, A. C. Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 85-110, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2020.

MANACORDA, Mario. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MATTOSO, Jorge. O Brasil desempregado - como foram destruídos mais de 3 milhões de empregos nos anos 90. São Paulo: Perseu Abramo, 2003.

MÉSZAROS, Iván. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do Ensino Médio: regressão dos direitos sociais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 109-129, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/760. Acesso em: 12 dez. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

RAMOS, Marise Nogueira. O currículo na perspectiva de classe: desafios e possibilidades para a Educação Profissional. Educere, Cascavel , v. 11, n. 23, 2016. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/ article/view/16332/11118>. Acesso em: 13 dez. 2020.

ROBINSON, Cedric. Capitalismo Racial: El Carácter no objetivo del desarrollo capitalista. Tabula Rasa , Bogotá, n. 28, p. 23-56, jun. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1794-24892018000100023&lng=en&nrm=iso>. acesso em: 13 out. 2020.

SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS, Marise Nogueira. Gramsci, O Ensino Médio Integrado no contexto da avaliação por resultados. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, jul./set., 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/ 2018nahead/1678-4626-es-es0101-73302018186794.pdf>. acesso em: 13 dez. 2020.

TOMICH, Dale. Pelo prisma da escravidão: trabalho, capital e economia mundial. São Paulo: Edusp, 2011.

ZEN, Toretta Eliesér; MELO, Douglas Christian Ferrari de. Gramsci, escola unitária e formação humana. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. 1, jan./abr. 2016 . Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ cadernosdepesquisa/article/view/4628>. acesso em: 13 nov. 2020.

Published

2021-06-30

How to Cite

dos Santos Alves, D., & Medeiros de Melo, B. (2021). Educação, trabalho e relações étnico-raciais:: notas sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Tecnia, 6(1), 137–153. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1012

Issue

Section

Educação e Ensino