Educação, trabalho e relações étnico-raciais:

notas sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Relações Étnico-Raciais, Trabalho, Ensino

Resumo

Este artigo versa sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), instituídas a partir da Lei nº 11.892/2008, e reflete as relações entre educação, trabalho e a questão étnico-racial para pensar uma formação emancipatória, no âmbito dos Institutos Federais. Do ponto de vista metodológico, filia-se à pesquisa qualitativa e refere-se a um estudo de revisão da literatura, cujo lastro teórico ancora-se nas ideias de estudiosos como Karl Marx (1983), Mario Manacorda (2007) e István Mészaros (2005). Inicialmente, revisita a origem do termo trabalho e suas relações com a desigualdade, incluindo as de foro étnico-racial. Em seguida, apresenta reflexões sobre o mundo contemporâneo do trabalho e discute o lugar da EPT na oferta de uma formação para além do  mercado. Conclui que a modalidade, ancorada em seus marcos legais, deve ter como horizonte a consolidação de uma proposta educacional contra-hegemônica, que vincule educação e trabalho numa perspectiva humanizada.

Biografia do Autor

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Docente de História e pesquisador no Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema, lecionando no Ensino Médio Integrado ao Técnico. Licenciado em História (Ufal), Especialista em Gestão Educacional (UCB-DF) e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT/IFAL).

Beatriz Medeiros de Melo, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Docente de Sociologia, pesquisadora e extensionista no Instituto Federal de Alagoas, lecionando no Ensino Médio Integrado ao Técnico e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (em rede). Também docente e pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas. Integro o Grupo TRAMA/UFScar (Terra, Trabalho, Memória e Migração), o grupo RURAS/UFScar (Ruralidades, Ambiente e Sociedade) e o GEPEPT/IFAL (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica). Tenho atuado em duas linhas de pesquisa: 1) a questão agrária em Alagoas, considerando sobretudo as estratégias de reprodução social camponesa na interação com o mercado e o Estado. 2) a interação/conflito entre saberes populares e saberes institucionalizados, considerando as dinâmicas de (re)produção de hierarquias e distinções sociais.

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

dos Santos Alves, D., & Medeiros de Melo, B. (2021). Educação, trabalho e relações étnico-raciais:: notas sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Tecnia, 6(1), 137–153. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1012

Edição

Seção

Educação e Ensino