Concepciones de los maestros en formación de un programa del sur de Colombia sobre bebidas alcohólicas
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.13Abstract
O objetivo desta pesquisa foi estimar as concepções de 133 alunos de um programa de formação de professores em Ciências Naturais do primeiro, quarto e último semestres de formação acadêmica no sul da Colômbia, estabelecendo a relação entre o consumo de bebidas alcoólicas, a idade e o sexo dos jovens. Da mesma forma, pretendemos determinar as concepções anteriores dos alunos sobre a produção, composição e distribuição de bebidas alcoólicas, dado que, segundo o Observatório Colombiano de Drogas, o nível de consumo dessas bebidas pelos habitantes da cidade é de 34,18%, e há muito pouca alfabetização sobre isso. A técnica de coleta de dados, por meio de pesquisas semiestruturadas, permitiu determinar em campo a ordem de preferência e frequência no consumo de bebidas alcoólicas pesquisadas, bem como o pouco conhecimento que os futuros professores possuem sobre a origem, produção e composição. das bebidas alcoólicas que consomem. Concluiu-se que, apesar de os professores do último semestre terem uma formação sólida em química, não há diferenças significativas nas respostas destes com a dos professores na formação do primeiro semestre, indicando que é necessário alfabetizar cientificamente os futuros professores, pois são consumidores sem conhecimento científico sobre o assunto