Os avanços e os desafios da educação escolar indígena no Brasil

Authors

  • Fidelina Maria Candido Pinto Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Giovana Caroline Pinto Universidade de Uberaba (Uniube)

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.1905

Keywords:

Educação, Lutas, Multiculturalismo, Resistencia

Abstract

A Educação Escolar Indígena é além de um direito, um instrumento de luta e resistência das causas indígenas e ela se fortalece por meio das discussões e visibilidade dada ao assunto. Este artigo tem por objetivo relatar os avanços e as lutas enfrentadas pelos nativos em busca do direito à educação que seja condizente com suas realidades. Nele são tratados temas referentes à educação básica e educação superior, com ênfase nas licenciaturas. Segundo as legislações, os povos nativos têm direito à uma escolarização diferenciada que vai de acordo com a realidade de cada aldeia. A atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o tema da Educação Escolar Indígena de forma genérica, e isso dificulta que as adaptações necessárias sejam realizadas. A pesquisa contou com abordagem qualitativa, utilizamos de fontes bibliográfica e documental, onde foram elencados os tópicos mais importantes discutidos sobre a qualidade da Educação Escolar Indígena brasileira. Por fim, mostramos as vivências desses povos com uma linguagem simples e objetiva, no entanto, ao longo desta pesquisa ficou explícito que ainda faltam muitas melhorias para a educação indígena, e que foram poucas as conquistas.

Author Biography

Giovana Caroline Pinto, Universidade de Uberaba (Uniube)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. (UNIUBE). Especialização em Neuropsicopedagogia pela CENSUPEG. Atua como neuropsicopedagoga em clinica particular com atividades na área de educação especial, alfabetização, e dificuldades de aprendizagem. 

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Published

2025-03-28

How to Cite

Candido Pinto, F. M., & Caroline Pinto, G. (2025). Os avanços e os desafios da educação escolar indígena no Brasil. Revista Tecnia, 9(2), 14. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.1905

Issue

Section

Educação e Ensino