Os avanços e os desafios da educação escolar indígena no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.1905Palavras-chave:
Educação, Lutas, Multiculturalismo, ResistenciaResumo
A Educação Escolar Indígena é além de um direito, um instrumento de luta e resistência das causas indígenas e ela se fortalece por meio das discussões e visibilidade dada ao assunto. Este artigo tem por objetivo relatar os avanços e as lutas enfrentadas pelos nativos em busca do direito à educação que seja condizente com suas realidades. Nele são tratados temas referentes à educação básica e educação superior, com ênfase nas licenciaturas. Segundo as legislações, os povos nativos têm direito à uma escolarização diferenciada que vai de acordo com a realidade de cada aldeia. A atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o tema da Educação Escolar Indígena de forma genérica, e isso dificulta que as adaptações necessárias sejam realizadas. A pesquisa contou com abordagem qualitativa, utilizamos de fontes bibliográfica e documental, onde foram elencados os tópicos mais importantes discutidos sobre a qualidade da Educação Escolar Indígena brasileira. Por fim, mostramos as vivências desses povos com uma linguagem simples e objetiva, no entanto, ao longo desta pesquisa ficou explícito que ainda faltam muitas melhorias para a educação indígena, e que foram poucas as conquistas.
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