JORNADAS PELO MÉXICO COLONIAL: DESENVOLVENDO CÓDIGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
considerations on teacher training
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.308Palavras-chave:
Ensino de História, Websites, Programação WebResumo
Tendo em vista as contradições entre o paradigma tradicional e as tecnologias emergentes cada vez mais presentes no cotidiano escolar, este artigo busca refletir sobre a necessidade de inserir tais recursos para o ensino de forma mais pragmática. Para isso, realiza-se uma breve discussão sobre ensino de história e o uso de tecnologias digitais como ferramentas com potencial de utilização na educação básica, através da apresentação do website desenvolvido pelos autores, “Jornadas Pelo México Colonial”, pontuando considerações sobre seu processo de criação, seleção de conteúdos, construção de layout e objetivos com o projeto.
Referências
ANDRADE, Fabiano Viana. Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática. Revista História Hoje, v. 7, n. 14, p. 172-195, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363. Acesso em: 25 out. 2023.
BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Educar: Curitiba Especial, p. 93-112, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.401. Acesso em: 07 set. 2023.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, v.32, n.93, p.127-149, Ago. 2018.
BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
CUNHA, Jorge Luiz da; CARDÔZO, Lisliane dos Santos. Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História. Educação | Santa Maria | v. 40 | n. 3 | p. 529-544 | set./dez. 2015. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/edufsm/v40n3/1984-6444-edufsm-40-3-00529.pdf. Acesso em 02 fev. 2023.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no ensino de História. In Universa, Brasília, nº 1, P.146-150, Fevereiro de 1999.
FRANÇA, Cyntia Simioni; SIMON, Cristiano Biazzo. Como conciliar ensino de história e as novas tecnologias?. Id online Rev. Mult. Psic. V.14, N. 50, p. 366-379, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GOMES, Mônica Cordovil de Oliveira Martins; GOMES, Alessandro Martins. O uso das TIC 'S no ensino de história. SIED: ENPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016, pp. 1-11. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Solange-Alfinito/publication/342545328_Analise_bibliometrica_das_TICs_na_educacao/links/5fd7c1c2299bf140880f523f/Analise-bibliometrica-das-TICs-na-educacao.pdf#page=144. Acesso em: 14 abr. 2023.
GRINBERG, Keila; ALMEIDA, Anita. Detetives do passado no mundo do futuro: divulgação científica, ensino de História e internet. Revista História Hoje, v. 1, n. 1, p. 315-326, 2012.
LIMA, Hellen Cris Leite de. Paraná quilombola: um site para ensinar história. Orientadora : Profª. Drª. Joseli Maria Nunes Mendonça. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
OLIVEIRA, Nucia Alexandra silva de. “Novas” e “diferentes” linguagens e o Ensino de História: construindo significados para a formação de professores. EntreVer, Florianópolis, v.2, n. 2, p. 262-277, jan/jun. 2012.
PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Educar: Curitiba Especial, p. 191-218, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FKqqys3kMwGfGHFZfznrBxp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 mar. 2023.
PRADO, Maria Ligia. Defesa do ensino de História nas escolas. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: Desafios-Ensino. São Paulo: Contexto, 2021.
RÜSEN, Jorn. El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, Ano 4, n.7, p.27-36. oct. 1992. Tradução: Ana Claudia Urban e Flávia Vanessa Starcke. Revisão da tradução: Maria Auxiliadora Schmidt. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1172513/mod_resource/content/1/Jorn%20Rusen%20e%20o%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, 2005.
SPINOSA, Vanessa. MEDEIROS, Danilo Nogueira de. Ensino de História no ensino superior: práticas educativas para emancipação do discente no ciberespaço. ABEH. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.
TAMANINI, Paulo Augusto; DO SOCORRO SOUZA, Maria. As tecnologias digitais no ensino de história no Brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 141-158, 2018.
VAINFAS, R. Idolatrias e milenarismos: a resistência indígena nas Américas. Revista Estudos Históricos, 5(9), 29-43, 1992. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2329/1468. Acesso em: 13 mar. 2023.
VIEIRA, Renato Ramos; SILVA, Giovanni Codeça. Ensino de História: novos contextos e novas práticas. Revista Educação Pública, v. 21, nº 39, 26 de outubro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/ensino-de-historia-novos-contextos-e-novas-praticas.
WENDERROSCK, Renan Carvalho. A História no Mundo Digital: breves considerações sobre as tecnologias digitais e o Ensino de História. Epígrafe, v. 10, n. 2, p. 330-359, 2021.