TERRITÓRIOS POSSÍVEIS PARA UMA PEDAGOGIA SIGNIFICATIVA: O CASO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.314

Palavras-chave:

Educação, História, Identidade, Memória, Patrimônio

Resumo

Com o passar dos anos, observou-se a emergência de territórios não apenas pela divisão político geográfica, mas de territórios culturais, étnicos, que acabaram por ser diferenciados/segregados/rivalizados entre eles na nossa sociedade. Antigas teorias eurocêntricas viam no século passado a necessidade de explicar fatores das problemáticas sociais, econômicas e culturais. Logo, o que temos hoje é a possibilidade de propor novas veredas que abram caminhos para o diálogo entre essa diversidade. Dessa forma, faz-se necessário conjugar, como uma pedagogia – que aqui denominamos do “andarilho” –, que possa dialogar com essas partes, que muitas vezes são postas à borda das relações sociais. Para tal, entende-se a cidade não somente como lugar geográfico e político, mas sim um campo de trocas sociais e relações culturais. Ainda nessa trilha, consideramos os estudos culturais para que possamos entender a cultura e a identidade de forma que dialogue com os sujeitos, desde seus símbolos, valores, aos sentidos que atribuem em suas jornadas e trajetórias. Entende-se, diante disso, a possibilidade de estabelecer pontes entre essas múltiplas e plurais identidades, assim como as próprias culturas vêm a conversar entre si e com as outras, construindo relações sociais na busca pelo objetivo comum, ou seja, a escuta e o diálogo dentro da sociedade.

Biografia do Autor

Fernando Souto Dias Neto, UFSM

Graduado em História pela UFN (2009) e em Sociologia pela UAB/UFSM (2021). É especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS (2011) e em Gestão Educacional pela UFSM (2021). Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2013), onde foi bolsista CAPES/Prosup. Desde então atua na docência em história, e concentra suas pesquisas na área de fontes visuais e pós-estruturalismo.

Carine Medianeira Buss Flores Dias, UFSM

Sou Pedagoga formada pela UFSM desde 2018, e possuo especialização em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas pela UNOPAR (2019). Trabalhei em Escolas de Educação Infantil da Rede Privada entre 2018 e 2019. Atualmente sou estudante de Educação Especial da UNIFACVEST e Professora da Rede Municipal de Itaara na Educação Infantil.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Souto Dias Neto, F., & Dias, C. M. B. F. (2023). TERRITÓRIOS POSSÍVEIS PARA UMA PEDAGOGIA SIGNIFICATIVA: O CASO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 546–560. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.314

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História