História da web e História Digital como campo de pesquisa: uma entrevista com Daniela Linkevicius de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.95

Palavras-chave:

História Digital, Fontes Históricas Digitais, Comunidades Digitais

Resumo

Esta entrevista surgiu a partir de uma demanda da disciplina de História Pública, Narrativas Históricas e Vetores de Memória, ministrada pela Prof.ª Dra. Viviane Trindade Borges, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado e Santa Catarina. Teve como ponto de partida as relações e interconexões entre História Pública, História Digital e a História como campo de pesquisa, divulgação e interação entre o público, o pesquisador ou pesquisadora e as novas formas de pesquisa no campo da História Digital. Para tal, convidou-se a professora e pesquisadora Daniela Linkevicius de Andrade para relatar as suas experiências nesse novo campo do conhecimento, especialmente devido ao seu interesse pela História Digital, História da Web e a História do Tempo Presente. Assim como, as relações entre o pensar da história no presente e os impactos das fontes digitais no imaginário coletivo e da história recente e respectivamente nas pesquisas historiográficas. Representações culturais, questões de autoridade e identidade, o papel do historiador, história alternativa e ficcional, questões de caráter teórico e metodológico e a especificidades de fontes nascidas em meio digital são aspectos e temas que transcorreram o decorrer desta entrevista.

Biografia do Autor

Antonio Diogo Greff de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Pós-Graduação (Latu Sensu) em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade Positivo, no Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente Doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Já trabalhou como professor de História no Colégio Positivo, como também como professor substituto de História, História da Arte, História e Patrimònio Cultural, Projetos Digitais e Metodologia de Pesquisa no Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem como principais áreas de interesse e pesquisa: Web; História Digital; História Contemporânea; Comunicação; Representações e Narrativas em Jogos Digitais. A tese de doutorado busca historicizar as especificidades das fontes digitais, especialmente jogos eletrônicos, suas narrativas e temporalidades relacionados à História do Tempo Presente.

Daniela Linkevicius de Andrade, Universidade de Brasília/ Leibniz-Institut für Europäishe Genschichte, Alemanha

Doutoranda e mestre em História pela Universidade de Brasília. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área, com ênfase em Teoria da História e Historiografia, e História da Web. I am a historian and a PhD student at the University of Brasilia (UnB). I earned my B.A. from the Federal University of Paraná (UFPR) and my M.A. from the University of Brasília. My fields of research are web history and historical method. 

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Freitas, A. D. G. de, & Andrade, D. . L. de. (2023). História da web e História Digital como campo de pesquisa: uma entrevista com Daniela Linkevicius de Andrade. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 236–241. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.95

Edição

Seção

Entrevista