Until the capitalism separate thies: marriage and widowness as simbolical builts of the economical reconstruction of the south united states in Gone With the Wind (1939), by Victor Flemming

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1911

Keywords:

Gone with the Wind, Widowness, Secession War

Abstract

The present research has as main objective to analyse the signs, symbols and images presented in Gone With the Wind (1939), by Victor Flemming, that put the work’s protagonist, Scarlet O’hara, as representation of the United States economy on the forward years after the III American Civil War, known as the Secession War. The metodology used wore the french-ligned Greimasian Semiotics Theory, considering Barros (2005) studies about the thematic. The theoretical foundation is guided by Karnal (2007) and Lepore (2018), about the historical referencies, concerning to the Secession North-American War and followings Years, occurred the economic reestablishment. As results, have been obtained that Scarlet O’Hara’s life is figuratively the process of industrial implementation in the core of the statunian economy, represented by hers multiple marriages with different men. As final considerations, have been obtained that the poorness of hers is a representation of the Secession and that the marriages refeer to the fases of the industrializing of United States South during Reconstruction.

Author Biographies

Yasmine Louro, UFPI

Atua como professora efetiva de inglês da Educação Básica pelo Governo do Estado do Tocantins desde 2024. Doutoranda em Letras, com concentração em Literatura, com linha de pesquisa em Literatura, cultura e sociedade, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Letras, com linha de pesquisa em Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Literatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís. Pós-graduanda em Ensino de Língua e Literatura pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL, O GEPLALA, e o Grupo de Estudos em História e Literatura da PUC-Minas, o GEHISLIT.

Ybsen Louro, UEMASUL

Graduando do 7 período de História Licenciatura na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Desenvolveu Programa de Iniciação à Docência PIBID na cidade de Imperatriz-MA intitulado "Aulas práticas na iniciação à docência em História" no biênio 2022-2024.

Diana Barreto Costa, UEMASUL

Professora Associada I, lotada no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no Campus de Imperatriz. É Diretora do Curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas. É Coordenadora Geral do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão. É Advogada. Graduou-se em Letras, pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz CESI/UEMA (1994), fez Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho - IPLAC (1999) cujo título foi revalidado pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e fez Doutorado em Ciencias de la Educacion pela Universidad del Norte (UNINORTE), em 2008. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: GEPLALA Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas e o Grupo de Estudos em PráticasEducativas e Formação de Professores (GEPEFP).Tem experiência na área de Letras, Educação e Metodologia da Pesquisa Científica, ministrando aulas e desenvolvendo pesquisas sobre as seguintes temáticas: Letras, ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação docente, Literatura anglófona, Ensino Médio, Estágio Supervisionado de Língua inglesa, Educação, Direitos Humanos, Letramentos, políticas públicas de educação, escola pública e qualidade na educação

References

CALDEIRA, Isabel. A construção social e simbólica do racismo nos Estados Unidos. Revista Crítica de Ciências Sociais. nº 39. 1994.

Gone With the Wind. Dirigido por Victor Fleming. Produzido por David O. Selznick. Distribuído por MGM. 1939.

KARNAL, Leandro. (et al). História dos Estados Unidos: das origens ao século XIX. São Paulo: Contexto, 2007.

LEPORE, Jill. These Truths: A history of the United States. New York/London: W. W. Norton & Company, 2018.

Published

2024-11-16

How to Cite

Louro, Y., Louro, Y., & Costa, D. B. (2024). Until the capitalism separate thies: marriage and widowness as simbolical builts of the economical reconstruction of the south united states in Gone With the Wind (1939), by Victor Flemming . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 238–259. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1911