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  • ARTIGOS LIVRES

    2024-05-14

     

    Com a crescente popularização da internet, das mídias e tecnologias digitais nos últimos vinte anos, torna-se essencial problematizar o quanto esses produtos culturais e ferramentas provocam transformações na comunicação, no acesso à informação, na produção do conhecimento e na educação no sentido amplo. Essas mudanças têm gerado novas necessidades de consumo, transformaram as interações sociais e, ao mesmo tempo, reformularam as relações entre os sujeitos e as representações espaço-temporais. Para além das preocupações referentes às variedades de equipamentos comercializados, das formas como foram inseridos nos imaginários sociais e das maneiras como vêm modificando as relações sociais, torna-se fundamental que as(os) pesquisadoras(es) e professoras(es) das mais diversas áreas do conhecimento incorporem estes debates em suas práticas de pesquisa e ensino, bem como se disponham a conhecer e se apropriar de metodologias advindas destas inovações. Frente a tais questões prementes em uma era hiperconectada, convidamos a comunidade acadêmica para enviar artigos, resenhas, traduções, entrevistas e transcrições de documentos que objetivam amplificar o campo de estudo, pesquisa, extensão, ensino e invenção relacionado à interseção da computação com as disciplinas das ciências humanas e sociais.

     

    Prazo para submissão: 30 de setembro de 2024

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  • ÁFRICA E HUMANIDADES DIGITAIS EM QUESTÃO: INVESTIGAÇÃO, ENSINO E METODOLOGIAS EM HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

    2024-05-14

    Coordenadores do dossiê
    Prof. Doutor Iceu Carlos Sitoe, docente da Universidade Save – Moçambique
    Prof. Doutor Arsênio Arão Jorge, docente da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique
    Prof. Doutor Castigo José Castigo, docente e director da Faculdade de Ciências Econômicas e
    Empresariais da Universidade Rovuma – Moçambique

     

    Prazo para submissão: 15 de janeiro de 2025

    O mundo testemunha um dos momentos mais incomuns desde a sua existência. A
    revolução tecnológica é sem dúvida uma realidade um tanto ao quanto misteriosa e
    extremamente dinâmica, dando percepções de que “tudo” pode ser feito a partir da
    digitalização. Participar de forma ativa à revolução tecnológica para África tem sido um
    privilégio ainda para poucos africanos que viram a revolução industrial triunfar no longínquo
    século XVIII e, sem espaços de protagonismo na sua participação. Será que a história está
    novamente a se repetir? Qual é o real envolvimento do continente africano na utilização dos
    chamados digital ecosystems “disponíveis” para a investigação, ensino e publicação científica
    em ciências sociais? Quais tem sido os desafios do desenvolvimento digital da África? Para
    responder estas questões, o dossiê abre espaços para diferentes saberes em humanidades que
    estimulem o diálogo digital com o continente africano e suas diásporas.

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  • DOSSIÊ - JOGOS ELETRÔNICOS E VIDEOGAMES COMO CAMPO DE ESTUDO

    2023-10-05

    O presente dossiê tem como objetivo estimular a publicação de pesquisas em História e Ensino de História que abordem os jogos eletrônicos (ou videogames) como fontes, teorias, métodos, estudos de casos ou análises em geral. 

    Leonardo Dallacqua de Carvalho (UEMA)

    Felipe Augusto Ribeiro (UFPE)

    Jeremiah McCall (Cincinnati Country Day School – Ohio, USA)

    Prazo de submissão PRORROGADO: 15 de MAIO de 2024

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