A LEITURA SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Lucas Vinicius Carstens Universidade Federal de Jataí
  • Silvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Jataí

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise referente a um volume da coleção de livro didático de português, de Cereja e Vianna (2022), “Português Linguagens”, indicando a forma como é trabalhada a leitura e a interpretação de textos escritos em linhas gerais (leitura como prática social e leitura como prática individual). Será mostrada a análise das atividades presentes no volume do 8° ano do livro do professor, o qual possibilita verificar, não só as atividades propriamente ditas, como também as respostas esperadas pelo material. Sobre método e metodologia de pesquisa, foi utilizado a abordagem quanti-qualitativa. Esse método se trata de um conjunto de processos sistemáticos e críticos de pesquisa constituído a partir da geração e análise de dados. Com esta abordagem, então, é possível fazer uma verificação completa das atividades de leitura quantificadas, além de poder realizar a análise destas em relação à sua abordagem de letramento.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

VINICIUS CARSTENS, L.; RIBEIRO DA SILVA, S. A LEITURA SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 16–21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2141. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias