O PROGRAMA RECONHECER DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS E O ESTADO GESTOR

Autores

  • Maiara Aparecida Alves Universidade Federal de Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira UFJ
  • Maiza Aparecida de Oliveira Nicodemos UFJ

Resumo

Nas últimas décadas tem havido uma ofensiva sobre a educação e a escola. Sob um diagnóstico de crise da escola dita tradicional, defende-se outros modelos de estrutura e funcionamento da escola e do trabalho docente com um discurso de modernização e eficiência. Considerando este contexto, este texto tem como objetivo: identificar e compreender o projeto de educação da Rede Estadual de Goiás entre 2011 e 2014. Metodologicamente, foi realizado um levantamento de documentos produzidos no recorte temporal citado em sites ligados a Secretaria Estadual de Educação. Foram identificados dois documentais centrais: Pacto pela Educação e Programa Reconhecer. A análise dos documentos revela que há consonância entre aquilo que fora defendido como necessidade de reforma da educação goiana e o apregoado pelos organismos internacionais. De forma indireta, os documentos apontam que a melhoria da educação seria decorrente de mudanças na gestão e avaliação externa e que o foco deveria ser na aprendizagem do estudante. Neste artigo, destaca-se o Programa Reconhecer que provocou efeitos na responsabilização do docente pelos resultados obtidos nas avaliações externas e bônus àqueles que atingiram metas. A pesquisa apontou para a adoção pela Rede Estadual Goiana de Educação aos princípios do estado gestor.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

ALVES, M. A.; ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA, C.; DE OLIVEIRA NICODEMOS, M. A. O PROGRAMA RECONHECER DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS E O ESTADO GESTOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 198–208, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2161. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação, finalidades educativas da escola, currículo e avaliação