DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE FRENTE ÀS NORMAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: UM ESTUDO EM JATAÍ-GO
Resumo
A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas no cenário educacional brasileiro, impactando diretamente o trabalho docente e a organização das instituições. Decorrente de pesquisa, este artigo apresenta a análise das normativas emitidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME) de Jataí (GO), entre 2020 e 2022, e suas implicações no trabalho pedagógico dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação de caráter qualitativo, fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, utilizando documentos oficiais do CME e revisão bibliográfica como fontes principais. Os resultados apontam que as medidas emergenciais implementadas durante a pandemia intensificaram desigualdades educacionais, aumentaram a carga de trabalho docente e revelaram a precarização das condições laborais, sem oferecer suporte adequado. As normativas, embora necessárias para a continuidade do ensino, não garantiram equidade, reforçando contradições históricas da educação pública brasileira. Diante desse cenário, os docentes da rede municipal jataiense se viram à frente do desafio na educação, utilizando os recursos disponíveis, essas observações destacam que a implementação das políticas não garantiu, em sua maioria, o suporte necessário aos gestores e educadores, comprometendo a acessibilidade e a qualidade da educação durante o período pandêmico com o ensino remoto.
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