A ARTE COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA E DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Resumo
O artigo tem por objetivo problematizar, a partir de pesquisa bibliográfica, a arte como possibilidade de formação humana e de inclusão social no contexto educacional atual. As políticas educacionais têm servido aos interesses neoliberais, que fortalecem a ideia de uma escola eficiente e eficaz, atendendo com competência as novas exigências do mercado de trabalho. Neste cenário, a escola, espaço que deveria ser uma instituição social para assegurar os direitos e saberes de uma sociedade, passa a ser um espaço marcado pela desigualdade social. A arte na educação é um vasto campo do saber e que pode influenciar na invenção, inovação, tecnologia e novas ideias, possibilita o acesso à cultura, daqueles excluídos socialmente e economicamente. Por outro lado, os limites dessas possibilidades da escola pública para a formação humana, tendo na arte um elemento de inclusão, estão justamente nas próprias políticas educacionais que impõem matrizes de habilidades e competências reforçando o ideário tecnicista, a formação de mão de obra para atender as demandas da sociedade cada vez mais tecnológica e excludente.