A ARTE COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA E DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Anelita Anelita Maluf Caetano Silva Universidade Federal de Jataí
  • Elizabeth Gottschalg Raimann Universidade Federal de Jataí

Resumo

O artigo tem por objetivo problematizar, a partir de pesquisa bibliográfica, a arte como possibilidade de formação humana e de inclusão social no contexto educacional atual. As políticas educacionais têm servido aos interesses neoliberais, que fortalecem a ideia de uma escola eficiente e eficaz, atendendo com competência as novas exigências do mercado de trabalho. Neste cenário, a escola, espaço que deveria ser uma instituição social para assegurar os direitos e saberes de uma sociedade, passa a ser um espaço marcado pela desigualdade social. A arte na educação é um vasto campo do saber e que pode influenciar na invenção, inovação, tecnologia e novas ideias, possibilita o acesso à cultura, daqueles excluídos socialmente e economicamente. Por outro lado, os limites dessas possibilidades da escola pública para a formação humana, tendo na arte um elemento de inclusão, estão justamente nas próprias políticas educacionais que impõem matrizes de habilidades e competências reforçando o ideário tecnicista, a formação de mão de obra para atender as demandas da sociedade cada vez mais tecnológica e excludente.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

ANELITA MALUF CAETANO SILVA, A.; GOTTSCHALG RAIMANN, E. A ARTE COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA E DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 241–252, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/620. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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