TIC E TRABALHO DOCENTE: DAS DIFICULDADES À RESISTÊNCIA AO USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Márcia Leão da Silva Pacheco Coordenadoria Regional de Educação de Rio Verde
  • Rosemara Perpetua Lopes Universidade Federal de Goiás/Regional de Jataí

Resumo

Apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar se a resistência ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação está presente em escolas estaduais localizadas na região de Jataí, confirmando o apontado pela literatura educacional, e que relação mantém com a formação continuada de professores. Dos objetivos específicos do referido estudo, priorizamos: investigar se, aos olhos do professor, as TIC têm contribuições a dar para o ensino e a aprendizagem escolar, diagnosticando aspectos ou fatores que dificultam a sua integração; caracterizar a resistência ao uso das TIC no ambiente escolar, caso exista. Por meio de revisão de literatura, constatamos que a resistência emerge em decorrência de fatores como a precariedade de infraestrutura e de formação docente precária. A análise sugere que, em um cenário de “resistência cega”, em que as TIC são vistas somente como ameaça e pouco conhecimento se tem sobre o seu potencial pedagógico e seus possíveis usos a partir de perspectivas críticas, almejando, por exemplo, a democratização do conhecimento, sem alijar na instituição do ensino a criança e o jovem dos instrumentos que são típicos de seu universo cultural, tais tecnologias tendem a prosseguir ocupando um “não-lugar” na sala de aula.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

LEÃO DA SILVA PACHECO, M.; LOPES, R. P. TIC E TRABALHO DOCENTE: DAS DIFICULDADES À RESISTÊNCIA AO USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 353–367, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/708. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula