OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS NA PERSPECTIVA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS
Resumo
O presente resumo apresenta a proposta de um produto educacional desenvolvido junto ao programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí e tem como objeto de estudo a produção de significados para números inteiros negativos no ensino médio, na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. O objetivo do produto educacional é de elaborar e aplicar uma sequência didática contextualizada com base nas intervenções realizadas. A pesquisa se justifica por buscar soluções para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos, de forma que o conteúdo faça sentido à realidade do aluno, em que ele possa fazer assimilações do conhecimento adquirido com problemas que vivencia em seu cotidiano. Temos dentre os resultados esperados como produto educacional uma sequência didática a ser aplicada em outros contextos escolares.