A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PRÁTICA DIFERENCIADA DE SE RESOLVER QUESTÕES MATEMÁTICAS COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS

Autores

  • Wagna Mendes Vieira IFG Jataí
  • Kenny Henrique Ferraz Inomata IFG jataí
  • Danubia Carvalho de Freitas Ramos IFG Jataí
  • Adelino Cândido Pimenta IFG Jataí

Resumo

O objetivo do artigo é estreitar a distância entre a Matemática e os discentes através do método da Modelagem, no qual se aplicará a corrente pragmática assinalada por Kaiser Messmer (1991). Assim, por meio do experimento didático, foi realizado esse estudo em uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Rio Verde, em que os alunos do primeiro período de Recursos Humanos foram motivados, a partir de um piquenique em grupos, aplicar conhecimentos matemáticos acerca de operações com números fracionários para que todos pudessem saborear as delícias desse momento igualmente e, assim, verificar a relevância da prática da matemática em situações cotidianas. A partir desse experimento didático realizado, pôde-se observar que os estudantes vivenciaram as situações matemáticas com maior envolvimento, além de adotarem operações distintas – mas que culminaram na resolução dos problemas propostos.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

MENDES VIEIRA, W.; FERRAZ INOMATA, K. H.; CARVALHO DE FREITAS RAMOS, D.; CÂNDIDO PIMENTA, A. A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PRÁTICA DIFERENCIADA DE SE RESOLVER QUESTÕES MATEMÁTICAS COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 297–308, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/767. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)