A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFG CAMPUS JATAÍ: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO E A REPETÊNCIA

Autores

  • Christiane Assis Oliveira Soares Instituto Federal de Goiás Campus Jataí
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

O presente trabalho consiste em análise sobre a formação de professores no Brasil e sua relação com o curso de Licenciatura em Física do IFG Campus Jataí. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico para análise temática, bem como levantamento dos dados das turmas de Licenciatura em Física do IFG-Campus Jataí no período de 2001 a 2009, focando-se na evasão e repetência. Os dados levantados foram tratados, proporcionando a obtenção e interpretação de informações acerca da evasão e repetência. Segundo dados do INEP (2005, 2006), o número de alunos egressos comparado aos ingressantes nas licenciaturas é bem menor. Neste início de século, começa a ganhar corpo uma mobilização nacional para melhoria da qualidade da educação, principalmente no que concerne a educação superior, e as universidades se vêem diante da viabilidade das licenciaturas. Entretanto, os dados de evasão e repetência nesses cursos são preocupantes. Analisar essas questões nos Institutos Federais se faz necessário, haja vista que com a ressignificação dos CEFET para IF, houve a priorização de 20% das vagas de ensino superior voltadas para licenciatura. A pesquisa encontra-se em fase de análise de dados para compreensão da formação de professores no Brasil, e o papel dos IF nesse processo.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

ASSIS OLIVEIRA SOARES, C.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFG CAMPUS JATAÍ: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO E A REPETÊNCIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 135–144, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/141. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2