A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Autores

  • Josiane Lopes Medeiros Instituto Federal Goiano - Câmpus Jatai
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Este artigo analisa a formação inicial do professor de Ciências, os antigos desafios e as novas
possibilidades formativas, e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência (Pibid) para esta formação. Objetiva-se compreender os desafios e as
possibilidades na formação desse professor, as contribuições do Pibid e as percepções dos
atores envolvidos. Para tanto, realizou-se pesquisas em documentos oficiais sobre a formação
de professores, em referências bibliográficas, e a aplicação de questionários semiestruturados
a 26 bolsistas do Pibid e 13 bolsistas egressos de um Instituto Federal. As pesquisas
demonstraram que a formação de professores de Ciências no Brasil tem novas perspectivas e
possibilidades, no entanto, perduram antigos desafios em seu processo de constituição e
formação. A formação inicial dos professores de Ciências necessita de uma adequação às
novas necessidades formativas e, o Pibid é visto como possibilidade de contribuição para essa
formação. Os entrevistados destacaram a importância do Pibid para a formação docente, para
a relação entre teoria e prática e para a relação entre a educação superior e a educação básica.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

LOPES MEDEIROS, J.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 103–114, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/467. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2