FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: DESCAMINHOS PARA A FORMAÇÃO UNITÁRIA

Authors

  • Josiane Lopes Medeiros jozymedeiros@gmail.com
    Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde
  • Luciene Lima de Assis Pires lucieneapires@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Abstract

Esta pesquisa analisa os descaminhos para a formação unitária na formação de professores no contexto das políticas neoliberais, a educação e o trabalho na sociedade capitalista, que são utilizados para fins de alienação, produção, reprodução e manutenção do sistema do capital. Para tanto, utilizou-se da análise de documentos de organismos internacionais como o Banco Mundial (BM), a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei n. 9.394/1996 (LDB/1996), do Plano Nacional de Educação, Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014 (PNE/2014), as contribuições do pensamento de Antônio Gramsci para uma formação unitária e revisão bibliográfica do aporte teórico de diferentes autores. Verificou-se que com o advento do capitalismo, e o direcionamento das políticas públicas educacionais, compromissadas com os ideais neoliberais, a formação de professores numa perspectiva de formação unitária que contemple educação, trabalho e cultura, torna-se utópica, visto que a premissa do sistema do capital visa o lucro, alta produção, e aligeiramento dos processos, desvinculada da formação humana para além do desenvolvimento de competências e habilidades.

Published

2014-10-01

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf (Português (Brasil)) downloads: 0

How to Cite

LOPES MEDEIROS, Josiane; LIMA DE ASSIS PIRES, Luciene. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: DESCAMINHOS PARA A FORMAÇÃO UNITÁRIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 38–50, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/431. Acesso em: 13 dec. 2025.

Issue

Section

Organização escolar e formação docente

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2