Gamificação no ensino de Scrum: abordagens e práticas
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2192Palavras-chave:
Scrum, Gamificação, Ensino de Engenharia de SoftwareResumo
O Scrum é um framework ágil e amplamente adotado para o gerenciamento de projetos, mas seu ensino ainda enfrenta diversos desafios, especialmente na assimilação de seus conceitos e na aplicação prática do framework. Nesse contexto, a gamificação surge como uma abordagem eficaz, capaz de tornar atividades como o Sprint Planning, as Sprints Reviews e as demais atividades do Scrum mais interativas, dinâmicas e motivadoras. Ao incorporar elementos como desafios, recompensas e feedbacks instantâneos, a gamificação cria um ambiente de aprendizado colaborativo e envolvente. Este estudo realizou um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo de identificar como os conceitos de gamificação têm sido aplicados no ensino de Scrum, além de discutir os principais desafios na implementação dessa prática. Os resultados indicam que a gamificação exerce impactos positivos no ensino de Scrum, facilitando a compreensão dos conceitos, promovendo maior interação entre os participantes e incentivando o trabalho em equipe.
Referências
ACM Digital Library. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://dl.acm.org/. Acesso em: 8 jun. 2025.
ALHAMMAD, M. M.; MORENO, A. M. What is going on in agile gamification? In: PROCEEDINGS of the 19th International Conference on Agile Software Development: Companion. New York: Association for Computing Machinery, 2018.
AVANÇANDO a Tecnologia para a Humanidade. IEEE Xplore, [s. l.], c2025. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/Xplore/home.jsp. Acesso em: 8 jun. 2025.
BASTEN, D. Gamification. IEEE Software, [s. l.], v. 34, n. 5, p. 76-81, 2017.
BEALE, M. Designing an agile game for technical communication classrooms. In: SIG-DOC ’16: Proceedings of the 34th ACM International Conference on the Design of Communication. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1-9.
BEGOSSO, L. R.; FRANCO, L. H. B.; CUNHA, D. S.; BEGOSSO, L. C. Simscrumf: a game for supporting the process of teaching scrum. In: PROCEEDINGS of the 9th International Conference on Information Communication and Management. New York: Association for Computing Machinery, 2019.
CHRISTENSEN, E. L.; PAASIVAARA, M. Respond to change or die: an educational scrum simulation for distributed teams. In: PROCEEDINGS of the ACM/IEEE 44th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training. New York: Association for Computing Machinery, 2022.
CIUCĂ, G.; CIUPE, A.; ORZA, B. Exploring educational scenarios through interactive environments and agile user stories: a gamified assessment case study. In: 2022 International Symposium on Electronics and Telecommunications (ISETC). [S. l.: s. n.], 2022. p. 1-4.
EUREKA, every day. Scienci Direct, [s. l.], c2025. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/. Acesso em: 8 jun. 2025.
GASCA-HURTADO, G. P.; GÓMEZ-ÁLVAREZ, M. C.; MUÑOZ, M.; MEJÍA, J. Proposal of an assessment framework for gamified environments: a case study. IET Software, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 122-128, 2019.
GONÇALVES, D.; MARQUES, R.; SILVA, M. M. Gamification for agile: a systematic literature review. International Journal of Agile Systems and Management, [s. l.], v. 16, 2023.
HERMANTO, S.; KABURUAN, E. R.; LEGOWO, N. Gamified scrum design in software development projects. In: 2018 International Conference on Orange Technologies (ICOT). [S. l.: s. n.], 2018. p. 1-8.
HOF, S.; KROPP, M.; LANDOLT, M. Use of gamification to teach agile values and collaboration: A multi-week scrum simulation project in an undergraduate software engineering course. In: PROCEEDINGS of the 2017 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. New York: Association for Computing Machinery, 2017.
JOHN, I.; FERTIG, T. Gamification for software engineering students - an experience report. In: 2022 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). [S. l.: s. n.], 2022.
KAPP, K. M. The Gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. [S. l.]: Pfeiffer, 2012.
LOEBEL, J. M. Combining quest-based learning gamification with agile project management in higher education. In: 2023 IEEE Gaming, Entertainment, and Media Conference (GEM). [S. l.: s. n.], 2023.
MARQUES, R.; COSTA, G.; SILVA, M. M.; GONÇALVES, P. Gamifying software development scrum projects. In: 2017 9th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games). [S. l.: s. n.], 2017.
MARQUES, R.; COSTA, G.; SILVA, M. Mira da; GONÇALVES, D.; GONÇALVES, P. A gamification solution for improving scrum adoption. Empirical Software Engineering, Springer, v. 25, n. 4, p. 2583-2629, 2020.
MEDEIROS, D.; NETO, P.; PASSOS, E.; ARAÚJO, W. Working and playing with scrum. International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering, [s. l.], v. 25, p. 993-1015, 2015.
MOREIRA, G. G.; MARQUES, A. B. dos S. Evaluating the students’ experience with the scrum card game: an experience report in a software engineering course. In: PROCEEDINGS of the XVII Brazilian Symposium on Software Quality. [S. l.: s. n.], 2018.
n.], 2016.
NAIK, N.; JENKINS, P. Relax, it’s a game: Utilising gamification in learning agile scrum software development. In: 2019 IEEE Conference on Games (CoG). [S. l.: s. n.], 2019.
PARSIFAL. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://parsif.al/. Acesso em: 8 jun. 2025.
PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M. Systematic mapping studies in software engineering. In: Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. Swindon, GBR: BCS Learning & Development Ltd., 2008. p. 68-77.
RECURSOS de gerenciamento de projetos para todas as equipes. Jira, [s. l.], c2025. Disponível em: https://www.atlassian.com/software/jira/features. Acesso em: 8 jun. 2025.
ROCHA, R. V.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos sérios e afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S. l.: s. n.], v. 26, n. 1, p. 692, 2015.
SCHÄFER, U. Training scrum with gamification: Lessons learned after two teaching periods. In: 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). [S. l.: s. n.], 2017.
SCORPUS Preview. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://www.scopus.com/home.uri. Acesso em: 8 jun. 2025.
SOUZA, M. R. D. A.; VEADO, L. F.; MOREIRA, R. T.; FIGUEIREDO, E. M. L.; COSTA, H. A. X. Games for learning: bridging game-related education methods to software engineering knowledge areas. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track (ICSE-SEET). [S. l.: s. n.], 2017.
SPRINGER Nature. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://link.springer.com/. Acesso em: 8 jun. 2025.
SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. [S. l.]: Leya, 2014.
TANA, B. H. T.; COSTA, H. A. X.; JÚNIOR, P. A. P.; INOCÊNCIO, A. C. G. Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de gamificação aliada à metodologia de desenvolvimento Ágil scrum no contexto do mercado de trabalho. In: SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: SBC, 2019.
TONDELLO, G. F.; WEHBE, R. R.; DIAMOND, L.; BUSCH, M.; MARCZEWSKI, A.; NACKE, L. E. The gamification user types hexad scale. In: CHI PLAY ’16: Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play. [S. l.: s. n.], 2016.
TONHÃO, S.; SHIGENAGA, M.; HERCULANI, J.; MEDEIROS, A.; AMARAL, A.; SILVA, W.; COLANZI, T.; STEINMACHER, I. Gamification in software engineering education: A tertiary study. In: PROCEEDINGS of the XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: Association for Computing Machinery, 2023.
VASCONCELOS, L. E. G.; VASCONCELOS, L. G.; OLIVEIRA, L. B.; GUIMARÃES, G.; AYRES, F. Gamification applied in the teaching of agile scrum methodology. In: information Technology-New Generations: 15th International Conference on Information Technology. Springer, [s. l.], 2018.
WANTANA, S.; NUTTAPORN, P.; NUANSRI, D. Engaging and motivating developers by adopting scrum utilizing gamification. In: 2019 4th International Conference on Information Technology (InCIT). [S. l.: s. n.], 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).