Práticas letradas na Educação a Distância (EaD): experiências de alunos dos cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol Licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2127

Palavras-chave:

Práticas letradas; Percepções; Educação a Distância (EaD).

Resumo

Neste artigo, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, nos propomos a discutir sobre as percepções de estudantes dos Cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol, na modalidade EaD, em uma Instituição de Ensino Superior pública do Rio Grande do Sul, no que diz respeito às práticas acadêmicas. A pesquisa é um recorte de dados gerados de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM). Para o desenvolvimento do estudo, nos apoiamos na perspectiva sociocultural dos letramentos (Street, 1984) e buscamos, a partir do olhar dos estudantes, compreender como ocorre a constituição dos letramentos acadêmicos na EaD. A geração dos dados foi realizada a partir da observação das participações de dez sujeitos em uma roda de conversa on-line, realizada no âmbito de um curso de capacitação, implementado no Moodle, como produto da dissertação em questão. Para conduzir a análise, selecionamos três categorias que emergiram da Roda de Conversa: percepções sobre os usos tecnológicos: integração e adaptação; percepções sobre os gêneros acadêmicos: identidades em conflito; e percepções sobre a interação mediada pelas tecnologias educacionais em rede: atividades síncronas e assíncronas. A partir deste estudo, foi possível desenvolver uma compreensão abrangente sobre a relação dos sujeitos com as práticas acadêmicas e como estas estão sendo construídas no contexto da EaD para promover uma aprendizagem mais significativa. Entre as percepções expressas, identificamos não apenas dificuldades na apropriação de determinadas práticas letradas, mas também desafios do “ser e estar” na universidade a distância.

Biografia do Autor

Tailine Guarezi Mezzalira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), com ênfase em Políticas Públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede também pela UFSM. É Pós-graduanda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Bacharelado em Letras - Português e Literaturas pela UFSM (2017-2022) e atualmente cursa Letras Português Licenciatura pela mesma instituição. Tem experiência e interesse nas áreas de Letramentos, Formação de professores, Educação a Distância (EaD), Tecnologias Educacionais em Rede (TDICs) e ensino de línguas mediado pelas tecnologias.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2977489611793353

Andrea Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou entre 2001 e 2015 como docente na Faculdade Metodista de Santa Maria e, entre 2015 e 2016, na Universidade Franciscana. É professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Curso de Letras UAB/EaD/UFSM. Membro do do GT ANPOLL Discurso, Trabalho e Ética. Atua como docente em cursos EaD na Universidade Aberta do Brasil desde 2012. É membro do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA). Tem experiência na área de Letras, ensino mediado por tecnologias, discurso, enunciação e trabalho docente, letramento digital e EaD

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4778123922306066

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Publicado

01.07.2025

Como Citar

Mezzalira, T. G., & Reginatto, A. A. (2025). Práticas letradas na Educação a Distância (EaD): experiências de alunos dos cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol Licenciaturas. Revista Tecnia, 10(1), 16. https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2127

Edição

Seção

Educação e Ensino

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