Algorithmic Iconography

Adapting Dondis and Panofsky to analyze artists’ representations in generative AI images

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2279

Keywords:

Imag Reading, Algorithmic Bias, Leonardo AI, Artificial Intelligence

Abstract

This article explores an experimental method of Generative Artificial Intelligence Image Reading (GAI-IR) based on image reading techniques from the Visual Arts (Dondis and Panofsky), aiming to analyze algorithmic compositions in GAI-generated images. In this study, we used GAI-IR to examine biases in representations of gender, labour, and race, using images produced by Leonardo.AI as a corpus. The qualitative and exploratory methodology is structured in three stages: (1) development of GAI-IR; (2) selection and construction of the corpus; and (3) application of the method. As a main result, we highlight the development of GAI-IR, a useful tool for systematically analyzing GAIs, capable of articulating formal and discursive aspects.

Author Biographies

Emerson Blum Corrêa, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e Matemática na UEM, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2020 - UEPG) , Tecnólogo em Programação (2024 - UNICSUL) e licenciado em Matemática (2017 - UEPG). Tem experiência como docente em instituições como o Marista Escola Social, UEPG, UTFPR-Toledo e Tera. Atualmente, é Analista de Desenvolvimento de Sistemas na MD2 Consultoria e pesquisador no Grupo de Tecnologias Educacionais em Matemática (GTEM) e no grupo INTERART, com foco em Pensamento Computacional e Inteligência Artificial na Educação. 

Augusto Araujo Vuitik, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com período sanduíche na Loughborough University - Inglaterra. Mestrado Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Toledo) no programa de Tecnologias em Biociências. Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (UEPG). Na extensão, participou da Empresa Junior na Diretoria de Qualidade e de projetos ligados à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Na pesquisa, atuou principalmente nas áreas de Materiais Poliméricos, caracterização e processamento de biopolímeros e nanocompósitos. Experiência profissional no desenvolvimento de embalagens para a indústria farmacêutica, principalmente para registro e pós-registro de medicamentos genéricos junto à ANVISA. Outras atividades profissionais incluem a otimização de processos de embalagem, redução de custos e inclusão de novos fornecedores de material de embalagem. 

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006).Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Chefe do Departamento de Artes a partir de 2023. Representante Conselho Técnico-Científico/Comitê de Gestão do Programa de Iniciação Científica da UEPG. Membra do Núcleo docente estruturante do curso de Licenciatura em Artes Visuais (Portaria 2024-28). Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq). Coordenadora do O PROPET INTER ALFA: Alfabetização Integradora e Interdisciplinar - Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Software - projeto aprovado junto ao PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO TUTORIAL: PESQUISA ENSINO EXTENSÃO PRÓ PET UEPG, que atendeu ao Edital CHAMADA PÚBLICA 04/2024 - PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO TUTORIAL - PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO (PRÓ-PET) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Participante de projeto de Pesquisa - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática - 2022-2024 (Fundação Araucária - CHAMADA PÚBLICA 09/2021. PROGRAMA PESQUISA BÁSICA E APLICADA). Membra da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) desde 2017; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 2008 e da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (FAEB) desde 2010. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM entre (2021 a 2023). Atua em disciplinas ligadas a formação de professores/as para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM).. Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC/BIC). Coordenou do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (CAPES) entre 2022 a 2024. Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordenou o Projeto de Extensão INTERARC - Interação entre Arte e Ciência em atividades de extensão com enfoque interdisciplinar (2020 a 2023). Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência e na temática IMAGEM).

Ygor de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Sou estudante do primeiro ano de Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

References

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Published

2025-09-11

How to Cite

Corrêa, E. B., Vuitik, A. A., Silva, J. A. P. da, & Oliveira, Y. de. (2025). Algorithmic Iconography: Adapting Dondis and Panofsky to analyze artists’ representations in generative AI images. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 54–72. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2279

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