SECOND LIFE E METAVERSO: SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.608

Palavras-chave:

Second Life, Metaverso, Aceleração, Fluxo, Tecnologia

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as influências significativas do Second Life na construção e desenvolvimento dos cyberespaços, conhecidos hoje como metaversos, além de investigar as características distintivas e as tecnologias subjacentes dos seus principais sucessores: Decentraland, The Sandbox e Upland, ambientes virtuais interativos que estão ganhando cada vez mais destaque na sociedade contemporânea como novas formas de meio de comunicação, bem como, compreender essas influências e analisar as diferenças e semelhanças entre essas plataformas é fundamental para obter uma visão prospectiva sobre o futuro e compreender suas implicações na aceleração e no fluxo social, fatores que têm contribuído para a emergência de uma sociedade cansada, com indivíduos simultaneamente esgotados e altamente eficientes e produtivos.

Biografia do Autor

Rafael Diogo Rossetti, PUCSP

Professor da FIAP no curso de Desenvolvimento de Jogos nas disciplinas de Midias de Interatividade, Start Up, Entretenimento e Novas Tecnologias, Professor na FECAP no curso de Inteligência Artificial na disciplina de Introdução a Inteligência Artificial, Professor na PUC no curso técnico de Gamification, foi Vice-Lider de Pesquisa da Marinha do Brasil atuando no Laboratório de Simulação e Cenários da Escola de Guerra Naval, foi Diretor de Ciência e Tecnologia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo, foi fundador da LAB VR - Experiências Avançadas em Realidade Virtual, Sócio fundador da MESSIER Data & Creative desde 2014, Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com foco em METAVERSO na PUC, Mestre em Desenvolvimento de jogos na PUC, Mestre em Negócios Internacionais pela UCES, na Argentina, MBA pela FIAP em Inteligencia Artificial e Machine Learning, MBA pela Fundação Santo André em Mercado Financeiro e de Capitais, MBA em Gestão de Pessoas, Cursos de Aprimoramento Corporativo pela Escola Itaú de Negócios, Fundação Getúlio Vargas, Saint Paul Escola de Negócios, ESPM e Massachusetts Institute of Technology, graduado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência profissional em Gerenciamento e Investimentos Financeiros em empresa financeira de grande porte, com ênfase em Administração, Economia e Mercado de Capitais atuando no segmento de alta renda com gerenciamento de carteiras e riscos. Profissional especialista em: Game Design, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Jogos, UX, Negociação, Análises de Investimentos, Empreendedorismo, Marketing, Estatística, Matemática Financeira, Producer, Branded Content, Digital Environment e Soluções para Promo & Activations. Tem experiência em workshops e eventos nacionais e Internacionais do mercado de Jogos, passando por EUA, França, Israel, Indonesia, Japão e Canada, faz parte da banca examinadora da FIAP já foi palestrante na NASA, C2 Montreal, MCSIS Lisboa e diversos outros eventos nacionais.

Daniel Couto Gatti, PUC-SP

Sou Doutor em Educação Matemática (PUC-SP - 2009), Mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP - 2002) e Graduado em Ciência da Computação (PUC-SP - 1995). Atuo como Professor Assistente Doutor na PUC-SP, sou Diretor Adjunto da Faculdade Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da PUC-SP, Aulas na graduação: Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design, Jogos Digitais, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil. Aulas na Pós-graduação TIDD. Conselheiro no CEPE (Conselho de Ensino e Pesquisa), CF (Conselho da Faculdade FCET). Atuo como Professor no Centro Universitário Belas Artes. Aulas nos cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS EAD) e Jogos Digitais.Sou Associado Sênior na BMI (Blue Management Institute), atuando como HEAD de Infraestrutura e Arquitetura.Interesses em Modelagem de Software, Aprendizagem de Programação, Desenvolvimento de Jogos, Gamificação, Smart Cities, IoT, Realidades Virtuais e Aumentadas, Empreendedorismo E Metaverso.Autor do Livro: Sociedade Informacional e o An/Alfabetismo Digital: relações entre Comunicação, Computação e Internet (2005) 

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Rossetti, R. D., & Gatti, D. C. (2023). SECOND LIFE E METAVERSO: SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03). https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.608