Sobre a Revista
Português
A revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD) tem periodicidade quadrimestral. Ela busca contribuir para a difusão e a ampliação da pesquisa em Humanidades Digitais de forma a aproximar o conhecimento produzido em diferentes regiões do Brasil e dialogar com as tendências mundiais atualmente em curso. Orientada por uma perspectiva transdisciplinar e abrigada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) encontra-se ainda em sintonia com o projeto mais amplo desta instituição, assim como ligada ao Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) criado e liderado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (UFT). Desta forma, a partir da posição que ocupa como instrumento de divulgação do saber, a CONEHD compromete-se com a missão institucional do instituto de maneira a colaborar para a formação e a qualificação profissional em diversos setores econômicos, científicos e educacionais, bem como no âmbito das pesquisas e da promoção do desenvolvimento tecnológico em vínculo direto com a sociedade e os setores produtivos, assumindo por pressupostos a responsabilidade social e tecnológica e a promoção de um desenvolvimento sustentável.
Seu relatório do estado atual do sistema do mês de abril, 2023:
- Novas submissões este mês: 4
- Submissões rejeitadas este mês: 0
- Submissões aceitas este mês: 11
- Total de submissões no sistema 51
Seu relatório do estado atual do sistema do mês de maio, 2023:
- Novas submissões este mês: 12
- Submissões rejeitadas este mês: 0
- Submissões aceitas este mês: 4
- Total de submissões no sistema 51
Seu relatório do estado atual do sistema do mês de junho, 2023:
- Novas submissões este mês: 9
- Submissões rejeitadas este mês: 4
- Submissões aceitas este mês: 4
- Total de submissões no sistema 60
Seu relatório do estado atual do sistema do mês de agosto, 2023:
- Novas submissões este mês: 4
- Submissões rejeitadas este mês: 0
- Submissões aceitas este mês: 9
- Total de submissões no sistema 90
Seu relatório do estado atual do sistema do mês de setembro, 2023:
- Novas submissões este mês: 12
- Submissões rejeitadas este mês: 6
- Submissões aceitas este mês: 1
- Total de submissões no sistema 102
Edição Atual
Organizadores/as
Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (Instituto Federal do Pará)
João Pedro Lyra da Silva (Fundação Joaquim Nabuco)
Mariana de Carvalho Ilheo (Universidade Estadual de Campinas)
As Humanidades Digitais estão relacionadas ao desenvolvimento e aplicação de computação e de tecnologias digitais no domínio das ciências humanas e sociais, e embora o Manifesto das Humanidades Digitais tenha sido publicado em 2010 num movimento importante de reconhecimento dos dispositivos sociotécnicos e das perspectivas heurísticas ligadas ao datificação e digitalização da vida, sua origem está relacionada ao desenvolvimento dos transistores na década de 1940. A Inteligência Artificial (IA), por sua, embora venha despertando euforia em anos recentes, é contemporânea dos avanços tecnológicos no âmbito da arquitetura computacional ao longo dos anos 1950. Uma feliz coincidência, portanto, une estes dois temas, convidando pesquisadores e pesquisadoras para o debate inadiável sobre a relação entre indivíduos, sociedade e máquinas.
Em pauta estão a produção, apropriação, controle, uso e impacto das tecnologias de Inteligência Artificial para cidadania e produção de conhecimento, bem como riscos e cuidados éticos que seu emprego massivo requer e cujas implicações sociais, políticas, culturais e morais afetam o curso das relações humanas e não-humanas em escala global.
Lembramos que as pesquisas em torno do tema ainda são rarefeitas no Brasil, e no campo das humanidades as publicações mais recentes estão situadas no norte global (Davies, 2008; Dyer-Whiteford et al., 2019; Pasquale, 2019; Benanav, 2020; Vicari, 2021; Zhai et al., 2021; Bejamin, 2023).
Tendo em vista esse contexto, o objetivo deste dossiê é reunir pesquisas recentes e inéditas que suscitem discussões teórico-metodológicas em diferentes contextos, nacionais e internacionais, sobre a presença, a relação e o impacto da Inteligência Artificial para as Ciências Humanas de um modo geral e, em particular, para as Humanidades Digitais.
Artigos
Dossiê