TRANSFORMANDO NARRATIVAS ACADÊMICAS EM CONTEÚDO HISTÓRICO PARA O YOUTUBE

O BICENTENÁRIO DA(S) INDEPENDÊNCIA(S) DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2758

Resumo

Esta apresentação analisa a experiência de produção da série Poeira da História: O Bicentenário da(s) Independência(s) do Brasil, criada com o objetivo de traduzir para o grande público debates atuais da historiografia sobre o tema. Com sete episódios no YouTube, a série foi realizada com apoio de edital público e contou com equipe multidisciplinar. O projeto abordou a ideia de independências no plural, evidenciando dimensões sociais, regionais, étnico-raciais e de gênero ainda pouco visibilizadas fora do meio acadêmico. Serão discutidos desafios e estratégias para adaptar conteúdos acadêmicos à linguagem audiovisual e digital, bem como os impactos da série junto ao público e seu potencial como recurso pedagógico para o ensino de História.

Biografia do Autor

Max Fabiano Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Historiador com doutorado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre na mesma instituição e com formação técnica em Artes Cênicas. Atuo há mais de uma década na interface entre educação, cultura e tecnologia, com experiência em idealização e coordenação de projetos sociais, educacionais e culturais em parceria com universidades, secretarias de cultura e iniciativas da sociedade civil. Cofundador do projeto de história pública e digital Poeira da História, sou também programador fullstack com formação pela Recode e participante da mais recente turma do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet do Brasil (EGI/CGI.br).Me especializei em temas como letramento digital, ética e regulação de plataformas, inteligência artificial, desinformação e divulgação científica. Tenho experiência em elaboração de relatórios técnicos, roteiros, coordenação de equipes e visualização de dados. Participei de cursos oferecidos por instituições como ITS Rio, IBM e NIC.br, voltados à governança da internet, educação midiática e tecnologia cívica. Acredito na potência do trabalho colaborativo e interdisciplinar, com olhar sensível à diversidade, à justiça social e à construção de políticas públicas baseadas em evidências.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Oliveira, M. F. R. de. (2025). TRANSFORMANDO NARRATIVAS ACADÊMICAS EM CONTEÚDO HISTÓRICO PARA O YOUTUBE: O BICENTENÁRIO DA(S) INDEPENDÊNCIA(S) DO BRASIL. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 250–270. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2758