UM PÉ NA FRENTE E O OUTRO ATRÁS, AGORA NINGUÉM PODE SE MEXER, ESTÁTUA ... A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luana Jesus dos Santos Silva Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte de Projeto de pesquisa-ação, materializado com crianças da Educação Infantil – Maternal II – durante a regência do componente Estágio Curricular Obrigatório II - Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ). O objetivo geral desse trabalho foi promover o relacionamento e a interação das crianças com a musicoterapia nas diversificadas manifestações de música, dança, a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Como objetivos específicos: perceber sensações causadas pelas situações musicais; apreciar e produzir músicas; promover o relacionamento e a interação das crianças com diversas manifestações musicais; desenvolver expressão, equilíbrio, autoconhecimento e integração social; conhecer instrumentos musicais; conhecer diferentes tipos de brincadeiras cantadas; integrar o trabalho musical às outras áreas do conhecimento, mantendo contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas (movimento, expressão cênica, artes visuais). Utilizamos como fundamentação teórica Arce (2013); Barbosa (2017); Duarte e Batista; Gasparin e Petenucci (s/d); Marsiglia (2011); Martins e Marsiglia (2015); Menezes (s/d); Pasqualini (2010). e os Documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2020) e Documento Curricular para Goiás (DCGO, 2022).

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

JESUS DOS SANTOS SILVA, L.; OLIVEIRA LIMA , L. L. UM PÉ NA FRENTE E O OUTRO ATRÁS, AGORA NINGUÉM PODE SE MEXER, ESTÁTUA ... A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 126–136, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/281. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>