PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: MÚSICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Daniela Rezende de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Lais Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo geral deste trabalho consistiu em compreender a importância da apropriação da Pedagogia Histórico-Crítica e da musicalização na educação escolar como metodologia a ser utilizada em sala de aula, tomando a música como linguagem social mediadora entre as práticas, escutas, sentimentos, pensamentos e conhecimentos musicais do cotidiano da criança. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida como estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram dez alunos de uma turma de uma Organização não Governamental (ONG) em Jataí - Goiás – Casa da Criança Amor e Arte – e matriculados regularmente na escola formal. O problema investigado foi assim proposto: qual a relevância de utilizar a música como metodologia de trabalho na educação básica a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica? Teve como embasamento os principais autores Saviani (2013), Marsiglia (2011), Beyer e Kebach (2009), Brito (2003), Gasparin (2005). Pela análise, com base nos referenciais teóricos pelos quais se pautaram a pesquisa, depreendeu-se que o trabalho desenvolvido obteve resultados significativos, em relação a materialização do ensino de música como metodologia, seguindo os cinco passos da didática da Pedagogia Histórica-Crítica proposta por Gasparin (2005).

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

REZENDE DE SOUZA, D.; OLIVEIRA LIMA, L. L. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: MÚSICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 169–180, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/748. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

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