A EDUCAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS À LUZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar os avanços e desafios na implementação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, destacando o papel da formação de professores na qualidade da educação brasileira. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica e documental, com base em documentos oficiais do PNE, leis pertinentes e autores especializados, como Dourado (2016), e Saviani (2018). O referencial teórico aborda a importância da política de Estado na educação, a valorização docente e os obstáculos históricos enfrentados pelo Brasil na consecução das metas propostas. Os resultados indicam que, apesar de avanços no discurso e na elaboração de diretrizes, há rigidez na mobilização política e insuficiência de recursos que comprometem a efetiva realização desses objetivos. A fragilidade na gestão e na participação social também dificultam a otimização dos processos e o alcance das metas. Conclui-se que a concretização do PNE demanda um compromisso político mais profundo, investimento contínuo e fortalecimento das instâncias de controle social, essenciais para a construção de uma educação mais democrática e de qualidade para todos.
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