ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DESTINADO AO ALUNO SURDO: LEGISLAÇÃO, LINGUAGEM E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Autores

  • Janaína Aparecida Silva Bassani IFG - Câmpus Jataí
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas IFG - Câmpus Jataí
  • Kelly Cristine Ferreira Prado Duarte 3UFG - Regional Jataí
  • Layanne Barbosa Pazinatto IFG - Câmpus Jataí
  • Viviane Ferreira Furtado IFG - Câmpus Jataí

Resumo

Este minicurso objetiva discutir brevemente a problemática do ensino-aprendizagem do aluno
surdo, especialmente no que tange ao trabalho com a linguagem no ensino de Ciências, além
de oferecer algumas sugestões metodológicas nessa seara. Para tanto, será apresentada e
brevemente discutida a Lei Nº 13.146/2015; em seguida serão relatadas algumas experiências
exitosas nesse âmbito; seguidas de algumas sugestões metodológicas. Este estudo destina-se
aos professores da educação básica, especialmente àqueles que atuam ou atuarão como
professores de alunos surdos, já que a legislação em vigor garante a inclusão deles no ensino
básico. O presente trabalho pretende colaborar para que essa inclusão seja mais efetiva, de
modo que as especificidades do aluno surdo no que tange à linguagem e ao ensinoaprendizagem de ciências possam ser consideradas.

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Publicado

01.10.2015

Como Citar

SILVA BASSANI, J. A.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A.; FERREIRA PRADO DUARTE, K. C.; BARBOSA PAZINATTO, L.; FERREIRA FURTADO, V. ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DESTINADO AO ALUNO SURDO: LEGISLAÇÃO, LINGUAGEM E SUGESTÕES METODOLÓGICAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 179–184, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/479. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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