EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Josemar Rosa da Silva Instituto Federal de Goiás
  • Sandra Regina Longhin Instituto Federal de Goiás

Resumo

Realizou-se em uma escola da rede estadual de educação, a pesquisa sobre a relação das práticas educativas com as políticas ambientais preconizadas nos documentos oficiais, consonantes com a Constituição Federal. A seleção dos sujeitos teve como base os professores do 6º ano do ensino fundamental, vinculados à Subsecretaria Regional de Educação de Jataí - GO (Brasil). A teoria fundamentou-se sobre a concepção da Educação Ambiental por meio de abordagem crítica, destacando-se o pensamento ambiental e a racionalidade ambiental, por Enrique Leff, com enfoque interdisciplinar e contextualizado, por Carlos Loureiro. Adotou-se a metodologia da pesquisa do tipo observações in loco, de abordagem qualitativa. Como instrumento utilizou-se a entrevista semiestruturada. Estabeleceu-se como objetivos específicos verificar se os documentos oficiais da escola abordavam o tema ambiental, identificar se nas práticas educativas evidenciavam um saber ambiental e, aplicar entrevista semiestruturada aos docentes para identificar o entendimento sobre o tema ambiental. Os resultados indicaram que é preciso colocar em vigor a legislação existente no país sobre a Educação Ambiental. Concluiu-se que o professor deve participar efetivamente da elaboração dos documentos oficiais da escola e receber o apoio formativo de caráter ambiental, necessário para promover o saber ambiental.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

ROSA DA SILVA, J.; LONGHIN, S. R. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 42–56, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/668. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade

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