A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO POR MEIO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS

Autores

  • Sandra Regina Longhin IFG - PUC Goiás
  • Jorge Lima Loiola Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí
  • Vanda Domingos Vieira PUC Goiás/

Resumo

A Matemática prepara o aluno para uma leitura e compreensão de mundo de forma a possibilitar a construção de um cidadão socialmente engajado em questões sociais, política, econômica e ambiental. No Brasil a legislação vigente estabelece que a Educação Ambiental deve ser desenvolvida como tema transversal. Esta pesquisa utilizou abordagens qualitativas, com observação participativa, visando analisar a formação de alunos do 5º ano do ensino fundamental (10/12 anos) de uma escola pública da Rede Municipal de Rio Verde – Goiás, como sujeitos ecológicos, utilizando atividades contextualizadas de Matemática. O conhecimento matemático dos alunos possibilitou que os mesmos organizassem um questionário socioeconômico e ambiental e o aplicassem aos moradores da região, tabulassem, analisassem os dados, construíssem gráficos e socializassem os resultados com a comunidade escolar. Os resultados da pesquisa identificaram que os alunos desenvolveram uma racionalidade complexa e interdisciplinar e, portanto, o pensamento complexo necessário a um sujeito ecológico.

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Publicado

30.10.2023

Como Citar

LONGHIN, S. R.; LIMA LOIOLA, J.; DOMINGOS VIEIRA, V. A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO POR MEIO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/787. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade

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