A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PESRPECTIVA DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE MATO GROSSO: UMA REFLEXÃO COM BASE NAS CORRENTES PROPOSTAS POR SAUVÉ
Resumo
A preocupação com as mudanças ambientais levou a sociedade global, a partir da década de
1960, a uma tomada de consciência. A Educação Ambiental (EA), que surge nesse contexto,
tem, em sua prática, trilhado diversos caminhos e, Lucie Sauvé, no intuito de contribuir com a
definição das várias abordagens de EA, organizou uma cartografia contendo um conjunto das
principais correntes. Na área educacional, tem predominado a concepção ecológica de
ambiente, em detrimento das dimensões social, política, econômica e ambiental. Assim, este
trabalho teve o objetivo de investigar o entendimento da EA em alunos concluintes do ensino
médio, analisando-o com base nas correntes propostas por Sauvé. Para tanto, os materiais
foram coletados a partir da aplicação de um questionário. Por meio da análise textual e
estatística descritiva dos resultados levantaram-se categorias sobre o entendimento da EA,
relacionando com a cartografia proposta por Sauvé e com o ensino pretendido para esta
sociedade contemporânea com vistas a uma nova racionalidade ambiental. Concluiu-se que a
corrente predominante em EA é a conservadora/recursista; que a EA é pouco abordada nas
disciplinas curriculares; que é possível ampliar o entendimento do aluno em que este se
perceba pertencente a uma realidade socioambiental, responsável pela transformação
almejada.